Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Imprimir
Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 17h11

O curso de Bacharelado em Ciência Política da UFPI foi criado em 2012 por professores Pós-Graduados – Mestres e Doutores – em Instituições de Ensino Superior da região Sudeste, especialmente, IUPERJ e UNICAMP. Esses professores que pertenciam ao Departamento de Ciências Sociais se organizaram para a criação do bacharelado, tendo em vista que já existia um Mestrado em Ciência Política na IES e por observarem a existência de uma demanda reprimida para área no Piauí, assim como no Nordeste como um todo.

No segundo semestre de 2015, o bacharelado formou os primeiros graduados em Ciência Política da UFPI. Já em fevereiro de 2016, o curso foi avaliado pelo Ministério da Educação – MEC e aprovado, obtendo a nota média de 3,42. E a partir de uma demanda dos discentes da graduação para que os professores realizassem mais eventos e convites a pesquisadores de outras IES, alguns professores do bacharelado se reuniram e a e decidiram organizar a Primeira Semana de Ciência Política da UFPI.

A Semana Acadêmica de Ciência Política (SACP) visa produzir um efetivo espaço de troca e intercâmbio interinstitucional, consolidando as redes entre pesquisadores não só das regiões Norte e Nordeste, mas de todo o Brasil, além de colaborar para o fortalecimento dos programas de pós-graduação e para ampliação da qualidade dos graduandos não só do curso em questão, mas também de áreas afins. Neste sentido, é importante registrar que apesar da SACP envolver majoritariamente pesquisadores das regiões Norte e Nordeste, também conta com a participação de pesquisadores de outras regiões, excedendo, em muito, o caráter de um Encontro Regional, tornando-se, na prática, um Encontro de caráter Nacional. Assim, consolidação da SACP como um Evento Anual será, extremamente, importante para o bacharelado de Ciência Política da UFPI, bem como a consolidação da área na região Norte e Nordeste. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página