Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Campus Bom Jesus > UFPI > Editais - UFPI > Serviços-ufpi > III Mostra de Africanidade: Mulheres Negras e Profissionalismo
Início do conteúdo da página

III Mostra de Africanidade: Mulheres Negras e Profissionalismo

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

afri 6.jpg

Com objetivo de promover e discutir por meio de um olhar pedagógico ações que viabilizem o ensino da cultura africana e o processo de profissionalismo da mulher negra, a  III Mostra de Africanidade: Mulheres Negras e Profissionalismo encerrou suas atividades na terça-feira (20).

Na oportunidade, houve uma exposição itinerante sobre Esperança Garcia, do Espaço Cultural Cristino Castro, Floriano – PI, apresentação dos marcos legais, oficina de turbantes, degustação de comidas de origem africana, danças em homenagem aos Orixás e Capoeira.

Durante o período da noite foram realizadas duas palestras, sobre os “130 anos de abolição da escravidão”, com o Prof. Me. Robison Pereira (UESPI/Campus Dr.ª Josefina Demes); e a segunda “Rompendo com a voz única: mulheres afrodescendentes no Magistério Superior” com a Profa. Doutoranda Vicelma Maria de Paula Barbosa Sousa (CAFS/UFPI) e Profa. Doutora Francilene Brito da Silva (Curso de Artes da UFPI).

Finalizando a noite, teve o desfile para escolha da Miss e Mister Africanidade do CAFS/UFPI. Foram eleitos a aluna Débora Vieira, do VI Período do Curso de Bacharelado em Enfermagem, e Fabrício Sezorte, do VI Período do Curso de Bacharelado em Administração. 

 As atividades do Projeto de Extensão  tiveram início no dia 23 de outubro e buscaram consolidar a mostra como espaço de discussão acadêmica em torno das africanidades e outros temas contemporâneos de enfrentamento à discriminação e ao preconceito, fortalecer a CAFS/UFPI como referencial forte de produção de conhecimento para os municípios vizinhos e refletir sobre a condição da mulher negra e potencializar processo de empoderamento e sororidade no mercado de trabalho.

Coordenaram o Projeto as Profas. M.a Alba Patrícia Passos de Sousa, M.a Rosa Maria de Jesus Brito e o Prof. Dr. Solimar Lima.

Confira mais fotos:

 

 

 

 

africanidades 2.jpg

 

 

africanidades 3.jpg

 

20181120 20472020181121154257

 

Fim do conteúdo da página