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Diálogo entre DGOV e CPA impulsiona melhorias na Autoavaliação Institucional da UFPI e prorroga prazo para responder ao questionário

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Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 18h32

Instituída de maneira obrigatória pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), a Autoavaliação Institucional é um processo realizado por todas as Instituições de Ensino Superior públicas do país, em que os diversos segmentos da comunidade acadêmica avaliam a eficiência dos serviços prestados pelas instituições, no tocante ao ensino, à pesquisa, à extensão e à infraestrutura, por exemplo.

Segundo a diretora de Governança da UFPI, professora Cleânia de Sales Silva, a importância da Autoavaliação Institucional “ultrapassa a obrigatoriedade legal e recai, substancialmente, no caráter democrático e dialógico que ela propicia entre a gestão e os demais segmentos da comunidade acadêmica e entre o planejamento estratégico da instituição e os seus processos avaliativos, visto que serve de subsídio para o planejamento de ações a serem realizadas, de modo a garantir a manutenção dos aspectos avaliados satisfatoriamente e a melhorar aqueles apontados com fragilidades, e traz impacto na qualidade do ensino oferecido pela IES, no desempenho dos estudantes no ENADE, no conceito dos cursos de graduação da UFPI e no próprio processo de avaliação e recredenciamento da instituição”, frisa.

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Diretora de Governança da UFPI (DGOV), Cleânia Sales

“O MEC, ao avaliar as instituições de ensino superior, toma como um dos critérios para o cálculo da nota, a qualidade e métodos da autoavaliação institucional, ou seja, como ocorre a autoavaliação, como ela tem contribuído para a melhoria dos serviços prestados pela instituição, como tem sido a participação da comunidade no processo autoavaliativo e a atuação das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs)”, explica a diretora.

A professora Kelly Palombit, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPI, destaca a autoavaliação como um canal de diálogo entre a comunidade acadêmica e a gestão.  A universidade se abre a demandas e sugestões, visando aprimorar o atendimento ao público e reavaliar áreas que necessitam de intervenção e aperfeiçoamento. Entre as melhorias implementadas na UFPI em decorrência da autoavaliação, a professora destaca alguns aspectos relacionados à infraestrutura. "As condições das salas de aula, a disponibilidade de ar-condicionado, a biblioteca e os auditórios, que foram alvo de críticas e demandas por melhorias por parte dos estudantes em anos anteriores, hoje são aspectos que recebem avaliações positivas", afirma.

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Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Kelly Palombit

A presidente da CPA destaca que a participação da comunidade ufpiana, na autoavaliação institucional, tem crescido bastante nos últimos anos. No entanto, ainda não atingiu um número considerado ideal, e convida alunos, docentes e servidores a responderem ao questionário, disponível no SIGAA. "A resposta ao questionário é crucial porque, com base nos dados obtidos, conseguimos identificar as potencialidades e as fragilidades na visão dos diversos segmentos acadêmicos da UFPI, repassando essas informações para a Administração Superior", complementa a professora Kelly.

A diretora de Governança defende que a autoavaliação deve ser incentivada, valorizada e vivenciada pela comunidade ufpiana como prioridade. Exatamente por isso, tem atuado junto à CPA desde 2021, com o intuito de fortalecer o processo autoavaliativo da instituição, melhorando os questionários, a participação da comunidade e a atuação das CPAs setoriais e, sobretudo, com o intuito de otimizar a divulgação do relatório da autoavaliação e seu uso como referência para o planejamento estratégico.

Em 2022, a DGOV e a CPA trabalharam no sentido de incluir os alunos da Pós-Graduação Lato Sensu e do Ensino Técnico Tecnológico (EBTT), antes excluídos do processo autoavaliativo, ampliando a participação da comunidade. Trabalharam, também, de modo que as unidades de ensino utilizassem seus relatórios da autoavaliação como subsídio para a elaboração do PDU (Plano de Desenvolvimento da Unidade) 2023-2024.

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A autoavaliação institucional é realizada em parceiria pela CPA e pela DGOV

Em 2023, a DGOV e a CPA trabalharam visando:

1) garantir uma atuação efetiva das CPAs setoriais. Todas foram reconstituídas e participaram de reuniões que objetivaram conscientizá-las sobre a importância da autoavaliação e do papel das CPAs neste processo;

2) melhorar o questionário. As questões foram reelaboradas, de modo a definir aspectos mais pontuais a serem avaliados. Embora o questionário se apresente com um número maior de questões, está mais objetivo e fácil de ser respondido, oferecendo respostas mais dinâmicas e rápidas, com tempo estimado de resposta ao questionário em 10 minutos.

3) mitigar os problemas referentes ao SIGGA vivenciados nos anos anteriores, através de reuniões com a STI e abertura de vários chamados com vistas à resolutiva de problemas;

4) garantir a divulgação dos resultados da autoavaliação, instituindo a obrigatoriedade das unidades de ensino divulgarem seus resultados para a comunidade acadêmica e definindo um calendário de divulgação a ser seguido;

5) dimensionar a participação da comunidade no processo autoavaliativo,

  • utilizando várias estratégias de divulgação nas redes sociais, nos sites da UFPI e, presencialmente, nas salas de aula, apoiadas pela SCS;
  • ampliando o prazo de resposta ao questionário.

O prazo para responder ao questionário de Autoavaliação Institucional da UFPI foi prorrogado até o dia 1 de dezembro de 2023.

É importante que todos os gestores, docentes, discentes e técnico-administrativos da UFPI acessem o questionário de Autoavaliação Institucional disponível no SIGAA e participem ativamente para o crescimento contínuo da instituição.

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