Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EDITAIS - UFPI > Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)
Início do conteúdo da página

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

olimpiada robotica ufpi20180815092716

Nos dias 01 e 02 de setembro, a Universidade Federal do Piauí será o palco de uma das mais tradicionais competições de robótica do Brasil, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Desde seu lançamento em 2007, a OBR apresenta a impressionante marca de mais de 500 mil alunos participantes, além de mais de 3 mil professores, totalizando mais de 2 mil escolas representadas.

Nesta edição da competição, a Etapa Estadual do Piauí será representada pelo Prof. Dr. Rui Bertho Junior (CT - UFPI) e coordenada pelo Prof. Dr. Antonio Helson Mineiro Soares (CCN - UFPI) e conta com 74 equipes inscritas, representando escolas de ensino fundamental, médio e técnico das cidades de Angical do Piauí, Bom Jesus, Cocal, Esperantina, Floriano, Luís Correia, Parnaíba, Picos, Teresina e Valença do Piauí. Vale ressaltar que de acordo com os resultados alcançados as equipes podem avançar até a Etapa Nacional e concorrer à vaga na Etapa Internacional da Robocup 2019.

A missão da modalidade prática da OBR caracteriza-se por simular um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs completamente autônomos. Os robôs devem ser montados, programados, desenvolvidos e ajustados apenas pelos estudantes, organizados em equipes.

Toda a movimentação dos robôs é realizada em áreas delimitadas, representando o ambiente simulado de um desastre. O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares (redutores de velocidade); desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampas) para conseguir salvar a(s) vítima(s) (bolas de isopor revestidas de papel alumínio ou pintadas de preto), transportando-a(s) para uma região segura (área de resgate).

O evento é gratuito, aberto ao público e, além das tradicionais provas de resgate, contará com uma exposição de trabalhos envolvendo conceitos de robótica e microcontroladores. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da OBR (www.obr.org.br) e na página específica da Etapa Estadual do Piauí (www.obr.org.br/pi).

Etapa Estadual do Piauí

Local: Universidade Federal do Piauí – UFPI

Campus Universitário Ministro Petrônio Portella

Espaço Cultural Noé Mendes

Bairro Ininga – Teresina – PI -CEP: 64049-550

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página