Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Cursos Técnicos > CTT > Serviços - CTT
Início do conteúdo da página

Cursos Técnicos

Imprimir
Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 08h36

Agropecuária

OBJETIVOS DO CURSO TÉCNICO:
         O Colégio Agrícola de Teresina propõe a formação de técnicos em agropecuária com competência para atender às necessidade do setor primário nas áreas agrícola e pecuária.


DOS CURSOS DE NIVEL BASICO:
        Os cursos básicos oferecidos pelo Colégio Agrícola de Teresina objetivam qualificar, requalificar ou reprofissionalizar trabalhadores para o desempenho de funções específicas de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.
         O técnico de nível médio em agropecuária é um profissional que se caracteriza por orientar tecnicamente os agricultores e pecuaristas na formação de lavouras, na criação e manejo de pequenos, médios e grandes animais.
         Além dessas atividades, este profissional trabalha na conservação do solo e dos recursos naturais renováveis. Administra fazendas e outras propriedades rurais, instala sistemas de irrigação e drenagem, maneja máquinas e implementos agrícolas, além do planejamento da produção e comercialização de produtos e insumos agrícolas.
         O Técnico em Agropecuária pode atuar como autônomo em empresas ou órgãos públicos de pesquisa e extensão rural assim como cooperativas e bancos.


         O Curso Técnico de Agropecuária oferecido pelo Colégio Agrícola de Teresina deve proporcionar condições ao egresso de desenvolver com habilidade as seguintes competências profissionais gerais exigidas para o técnico da área: 
- Analisar as características econômicas, sociais e ambientais, identificando as atividades peculiares da área a serem implementadas;
- Planejar, organizar e monitorar:
        - a exploração e manejo do solo de acordo com suas características;
        - as alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas e dos animais;
        - a propagação em cultivos abertos ou protegidos, em viveiros e em casas de vegetação;
        - a obtenção e o preparo da produção animal; o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria prima e dos produtos agro-industriais;
        - os programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos;
        - a produção de mudas (viveiros) e sementes;
- Identificar os processos simbióticos, de absorção, de translocação e os efeitos alelopáticos entre solo e planta, planejando ações referentes aos tratos das culturas;
- Selecionar e aplicar métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas, responsabilizando-se pela emissão de receitas de produtos agrotóxicos;
- Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita;
- Conceber e executar projetos paisagísticos, identificando estilos, modelos, elementos vegetais, materiais e acessórios a serem empregados;
- Identificar famílias de organismos e microorganismos, diferenciando os benéficos ou maléficos;
- Aplicar métodos e programas de reprodução animal e de melhoramento genético;
- Elaborar, aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção animal e agro-industrial;
- Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária;
- Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos;
- Projetar e aplicar inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão de empreendimentos;
- Elaborar relatórios e projetos topográficos e de impacto ambiental;
- Elaborar laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.

Em breve divulgação do Projeto Pedagógico atualizado.

Projeto Pedagógico do CursoLeia mais

 

Enfermagem

        A necessidade de implantação do curso Técnico em Enfermagem pelo Colégio Agrícola de Teresina- CAT da Universidade Federal do Piauí, parte do pressuposto da necessidade de inserir um profissional com aptidão para trabalhar em grupo, prestar uma assistência de enfermagem humanizada, seja um sujeito ativo para mudança , para transformação de um cuidar com responsabilidade e qualidade, nas instituições de saúde do nosso Estado.
        O curso foi planejado e organizado de acordo com a Lei nº7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências, determinado as atribuições do Técnico de Nível Médio em Enfermagem.

OBJETIVOS:
GERAL - Habilitar Técnicos de Enfermagem visando ao exercício profissional, para atender, de forma eficiente, demandas do mercado de trabalho e prerrogativas da sociedade de um modo geral.
ESPECÍFICOS
- Construir conhecimentos básicos de saúde que fortaleçam a fundamentação teórica e a prática da enfermagem; 
- Capacitar técnico de enfermagem para exercer cuidados à saúde da criança, do adolescente, do adulto, da mulher e do idoso, de acordo com o perfil de conclusão esperado;
- Desenvolver competências e habilidades em nível do auxiliar de enfermagem de acordo com as exigências éticas e legais;
- Aprimorar as competências e habilidades dos técnicos, no cuidado de enfermagem ao paciente grave.

Em breve divulgação do Projeto Pedagógico atualizado.

Proposta Pedagógica do curso Leia Mais

 

Informática

JUSTIFICATIVA

A informática faz parte do cotidiano e do mundo do trabalho. Com o advento da globalização, o armazenamento, a transmissão e a disponibilização da informação com rapidez e segurança tornam-se aspectos de extrema importância. Assim, a informática procura incessantemente satisfazer as necessidades atuais impostas pelo mercado, como também, futuros propósitos tecnológicos.

A alta procura por profissionais com conhecimento em microinformática, registrada em grande parte dos anúncios, revela a carência dessa área no mercado de trabalho.

De acordo com informações obtidas junto à Secretaria de Fazenda, no Piauí existem 37.500(trinta e sete mil e quinhentas) micro-empresas mais 6.000(seis mil) empresas de médio ou grande porte, perfazendo um total de 43.500(quarenta e três mil e quinhentas) empresas em todo o Estado, das quais a maioria encontra-se informatizada.

            Assim, o Curso Técnico em INFORMÁTICA, do Colégio Agrícola de Teresina, pretende atender as necessidades detectadas na comunidade piauiense com perspectiva de desenvolvimento de uma política de Informática que satisfaça as reais necessidades do ensino e da utilização dos recursos técnicos do computador no mercado de trabalho.

           O Colégio Agrícola de Teresina, como uma instituição ligada à Universidade federal do Piauí, está comprometido com o processo de democratização das oportunidades no campo do saber, e, sendo assim, não poderia ficar alheio às necessidades e aos interesses demonstrados por esta comunidade.

            Sua contribuição se faz sentir, entre outras estratégias de ação, na continuidade de formação de técnicos nas áreas mais carentes de recursos humanos, especificamente na da informática, favorecendo àqueles que, por condições diversas, encontram dificuldades que interferem na continuação dos seus estudos.

OBJETIVOS

           

O Curso Técnico em Informática do CAT aspira atingir os seguintes objetivos:

 - Atender às solicitações do mercado de trabalho na área de serviços de informática;

 - Propiciar condições para o desenvolvimento do ensino e da utilização da informática, enfatizando o uso dos recursos técnicos do microcomputador, na solução de problemas reais;

 - Desenvolver as condições das atividades de informática nas suas diversas tendências, visando aplicações na produção de bens, serviços, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e redes, tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, hardware, software, aspectos organizacionais e humanos e conhecimentos;

 - Capacitar profissionais a fim de estarem aptos a desenvolver sistemas especialistas ou administrar os já existentes;

 - Projetar e administrar redes locais e bancos de dados em empresas de pequeno, médio e grande porte do Estado do Piauí e regiões circunvizinhas.

Projeto Pedagógico do Curso Leia mais...

Fim do conteúdo da página