Notícias
Livro sobre arquitetura piauiense será lançado nesta terça-feira (27)
22/10/2009 16:11A professora doutora Alcília Afonso (Kaki), em conjunto com alunos e ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, lança, na próxima terça-feira (27), o livro "Arquitetura Piauiense" e os cartões postais que tem como tema a arquitetura de cidades do norte do Piauí, como Campo Maior, Piracuruca e Parnaiba. O lançamento acontecerá no Centro de Tecnologia da UFPI, às 17h.
A idéia do livro/ caderno de desenhos e da exposição "ARQUITETURA PIAUIENSE" é a de resgatar a produção arquitetônica piauiense através de desenhos, esboços e croquis realizados por alunos e ex-alunos da disciplina Arquitetura Brasileira 2, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Construção Civil e Arquitetura do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (DCCA/ CT/ UFPI) e que formam parte de um grupo de pesquisa intitulado "Amigos do patrimônio".

O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar, inventariar, analisar e difundir o patrimônio arquitetônico piauiense, desenvolvendo como extensão, a produção de postais, ilustrados com desenhos a mão e textos; a realização de exposições e palestras didáticas na área enfocada, buscando sensibilizar a comunidade no sentido de (re) conhecer seu acervo, valorizá-lo e assim, o preservar.
Em um primeiro momento, foi realizada a série "Arquitetura em Teresina: 1852-2007" que teve uma tiragem de mil exemplares, e que rapidamente se esgotou, havendo sido distribuído em escolas, universidades e congressos nacionais. No ano de 2008, foi feita uma nova tiragem, com mais mil exemplares, da mesma série, que também realizou um trabalho de educação patrimonial, divulgando o acervo arquitetônico teresinense.
Ainda neste mesmo ano de 2008, foram produzidas duas novas séries: "Arquitetura Piauiense" e "Perfis Urbanos" com a tiragem de mil exemplares por série, editados também, como todos os outros, pela Editora Gráfica da UFPI que procuraram ampliar o campo das pesquisas realizadas, trabalhando com vários municípios possuidores de acervo histórico/ arquitetônico.
Em 2009, a proposta é condensar estas séries passadas em um volume único acrescido da produção ainda inédita da região norte piauiense, permitindo assim, que o investigador/ aluno/ professor possuam em mãos, um rico material gráfico que possa colaborar em suas investigações futuras mais profundas, referentes à arquitetura piauiense.
.jpg)
O trabalho foi inicialmente levantado através de registros fotográficos, selecionados e desenhados manualmente, procurando valorizar os detalhes arquitetônicos, e em seguida, analisados de forma a criar "pistas" para trabalhos futuros. Optou-se pela divisão em capítulos destinados a enfocar cada exemplar por suas respectivas tipologias arquitetônica (arquitetura civil, religiosa, institucional) e detalhes construtivos.
"Foi um fazer prazeroso, imbuído de uma vontade coletiva de buscar colaborar com a difícil e árdua tarefa de preservação do patrimônio cultural brasileiro", encerra a professora Dra. Alcilia Afonso (Kaki), coordenadora do Grupo de pesquisas "Amigos do Patrimônio".
Na ocasião, também haverá a abertura da exposição itinerante composta de 20 banners, que passará pelos campi da UFPI.
Ficha técnica
Grupo de pesquisa "Amigos do Patrimônio" / DCCA/ CT/ UFPI
Coordenação editorial: Prof. Dra. Alcilia Afonso (Kaki). DCCA/ CT/ UFPI
Coordenação da coleta de dados: Michele de Moraes. DCCA/ CT/ UFPI
Criação da capa/ vinhetas: Roosevelt Cavalcanti. DCCA/ CT/ UFPI
Diagramação e arte final: Lidia Moura Fé. Gráfica UFPI
Alunos Colaboradores: Michele de Moraes, Valério Araújo, Daniele Dantas, Roosevelt Cavalcanti, Lívia Macedo, Bruno Andrade.
Revisão geral: Samra Veloso.
Impressão e acabamento: Gráfica da UFPI.
Ficha catalográfica
Arquitetura piauiense.
Alcilia Afonso (coordenação editorial); Michele Moraes (coordenação pesquisa), Roosevelt Cavalcanti (capa e vinhetas), Lidia Moura Fé (diagramação e arte final). -Teresina:Editora Gráfica da UFPI, 2009.
ISBN
1. Arquitetura- Piauí 2.Patrimônio -arquitetônico 3. Arquitetura Brasileira
Fonte: Edição: Natália Vaz - Bolsista Coordcom
Notícias
- 04/01/2010 17:38 - IFES têm acesso direto ao Novo Portal de Periódicos
- 04/01/2010 16:11 - PREG divulga aditamento ao edital do Programa de Monitoria
- 04/01/2010 16:09 - UFPI lança edital para PET Filosofia
- 29/12/2009 09:21 - Ciências Farmacêuticas seleciona candidatos até dia 22
- 28/12/2009 18:00 - Inscrições para Mestrado em Ética e Epistemologia estão abertas
- Mais Notícias
© 2009, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
CEP: 64049-550 - comunicacao@ufpi.edu.br - Todos os direitos reservados.



