Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > UFPI cede Ginásio de Badminton para servir de Hospital de Campanha no enfrentamento da Covid-19 em Teresina

Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 19h21

WhatsApp Image 2020-03-27 at 17.18.21.jpeg

Complexo Esportivo de Badminton da UFPI

A Administração Superior da UFPI e o Comitê Gestor de Crise (CGC), após visita do prefeito de Teresina Firmino Filho e da equipe técnica da Fundação Municipal de Saúde às instalações do Ginásio de Badminton nesta sexta (27), irá oficializar a cessão do espaço para ser utilizado como Hospital de Campanha. A proposta é colaborar com o reforço da rede emergencial de atendimento que a Prefeitura de Teresina está implantando para tratar pacientes diagnosticados com a Covid-19.

foto visita reitor.jpg

Prefeito de Teresina e equipes da FMS e da UFPI em visita às instalações do Ginásio - Foto: Ascom PMT

Na visita do Prefeito e da FMS ao Ginásio, estiveram presentes os pró-reitores de Planejamento, Prof. André Macedo; e de Administração, Lucas Lopes; o coordenador de Esporte e Cultura da PREXC, Prof. Sérgio Galan e a Prefeita Universitária, Gabriela Celso.

WhatsApp Image 2020-03-27 at 17.18.22.jpeg

Ginásio deve ser entregue para uso pela Prefeitura de Teresina na próxima semana

Ainda esta semana, a Universidade irá preparar o termo de cessão de uso gratuito para formalizar a disponibilização do Ginásio por tempo indefinido, enquanto durar a situação emergencial por leitos, para acolher pacientes da Covid-19 na capital. Já a partir deste sábado (28), a Prefeitura de Teresina inicia a limpeza do entorno e a abertura dos acessos ao Complexo, que fica localizado no Setor de Esportes da UFPI. Equipes da prefeitura também ficaram responsáveis em prover a ligação externa de energia elétrica do prédio e a execução da infraestrutura externa do sistema de ar-condicionado.

visita badminton.jpg

Conforme o presidente da Fundação de Saúde (FMS), Manoel Moura Neto, o uso da Ginásio tornaria possível a instalação de cerca de 80 leitos para atender casos de baixa e média complexidade decorrentes da Covid-19. Outros possíveis locais para serem usados com Hospital de Campanha também estão sendo visitados pelo Prefeito Firmino Filho e equipes da FMS. “Esta é mais uma medida para estruturar a rede. A experiência com outros países e os números nos mostram que pode haver um aumento de casos e devemos estar preparados”, disse Neto.

WhatsApp Image 2020-03-27 at 17.18.22 (1).jpeg

Complexo Esportivo de Badminton teria capacidade de abrigar 80 leitos

O Prefeito de Teresina disse durante a visita que contar com apoio de instituições parceiras é importante para fortalecer as estratégicas de combate à pandemia na capital. “Esse local sedia os treinos do esporte que tem destacado o Piauí no mundo e tem uma estrutura nova, moderna, para que possamos montar o Hospital de Campanha e enfrentar essa crise do Coronavírus. Essa ação, proposta pelo reitor José Arimatéia Dantas, é um gesto solidário. As condições estruturais são ideais. A FMS está estudando qual é a melhor alternativa”, declarou .

O pró-reitor de Planejamento da UFPI, Prof. André Macedo, ressaltou que o comitê gestor de crise da Universidade já havia decidido ceder a estrutura para o combate à Covid-19. “Há ainda a possibilidade de ajudarmos com uma ambulância da UFPI e com outros equipamentos necessários. A Universidade também é solidária no combate a essa pandemia”.

A expectativa é que até quinta-feira (02/04) o espaço do Ginásio de Badminton esteja completamente liberado para receber as equipes da Prefeitura.

encontro prf-16.jpg

Reitor da UFPI, Prof. José Arimatéia Dantas Lopes - Foto: Arquivo SCS/UFPI

“Esta é mais uma ação importante, de impacto, da Universidade Federal do Piauí, no sentido de colaborar com as instituições públicas de saúde e com os governos Municipal e Estadual, no enfrentamento dessa crise provocada pela disseminação da COVID-19. É a UFPI se unindo à sociedade piauiense nessa corrente solidária em defesa da VIDA!”, finalizou o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, em entrevista por telefone.

* Com informações da Ascom/PMT