Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > “Comunicação pública e desinformação” é o tema do Diálogos de Checagem desta quinta-feira (09)

Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 11h56

106642225_158962722420018_1440601379513400495_o.jpg

O NUJOC Checagem realiza o diálogo “Comunicação Pública e desinformação” nesta quinta-feira (09) a partir das 19h com a participação da Profa. Dra. Maria Helena Weber (UFRGS). O bate-papo, que poderá ser acompanhado pelo perfil @nujoc.checagem no instagram, terá mediação da Profa. Dra. Ana Regina Rêgo (UFPI).

Atualmente Coordenadora do Observatório de Comunicação pública da UFRGS, a Profa. Dra. Maria Helena Weber desenvolve pesquisas no campo da comunicação pública e política, sobre visibilidade e credibilidade no processo de impeachment de Dilma Roussef, assim como as eleições Presidenciais de 2018 e as redes digitais. A pesquisadora pontua a fala que conduzirá durante o Diálogo desta quinta-feira: “Os pontos principais estão relacionados à importância da comunicação pública para o enfrentamento da pandemia e devo ressaltar os limites desta comunicação que deveria ser desencadeada pelo Estado”.

Lançado ao fim do mês de março do presente ano, o NUJOC Checagem tem por intuito combater as fake news e averiguar informações imprecisas ou falsas. O Projeto reúne professores, alunos, ex-alunos e jornalistas vinculados ao Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC-UFPI). Acerca da iniciativa, a Professora Maria Helena tece o seguinte comentário: “Acho fundamental e importante para a ética da comunicação no país. Um modo de fazer a universidade cumprir seu papel no âmbito da comunicação pública”.

Sobre o currículo da pesquisadora convidada do Diálogo de Checagem desta semana, a Profa. Dra. Maria Helena Weber tem graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde exerce as funções de Professora Titular e Professora Associada.

A primeira live Diálogos de Checagem foi promovida no dia 21 de maio, e teve como convidado o Prof. Dr. Igor Sacramento, pesquisador da FioCruz- RJ. O bata-papo também já contou com a presença de Marialva Barbosa, Tattiana Teixeira, Rogério Christofoletti e Cláudia Galhardi.