Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > PTIA: live "O direito das pessoas idosas à convivência intergeracional" acontece amanhã (9)

Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 11h34

WhatsApp Image 2020 07 08 at 11.17.1120200708111744

A Live "O direito das pessoas idosas à convivência intergeracional: um diálogo necessário" acontecerá, dia 09 de julho, às 9h30, via plataforma Google Meet. Na oportunidade serão discutidas as questões relacionadas à convivência intergeracional como um dos aspectos importantes para pensar o processo de envelhecimento. O evento é realizado pela equipe do Projeto de Extensão Direito e Cidadania, vinculado ao Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas (PTIA/UFPI) e coordenado pelas docentes do Departamento de Serviço Social da UFPI, Profa. Dra. Maria D’alva Macedo Ferreira e Profa. Dra. Maria do Rosário de Fátima e Silva que abordarão a temática. Juntamente com elas, a estudante Isadora Maria Carvalho Araújo, do curso Serviço Social, irá relatar sua experiência de convívio e aprendizado intergeracional no âmbito do PTIA.

De acordo com a coordenadora do PTIA, Profa. Dra. Teresa Cristina Costa, que mediará o debate, “a temática é relevante e transversal ao trabalho desenvolvido no âmbito do Programa e pretende alcançar os sujeitos das políticas públicas que atuam com públicos das mais variadas idadesm interessados em refletir sobre a construção de um trabalho voltado para valorização do idoso na sociedade a partir das trocas e aprendizados mútuos possibilitados pela convivência entre gerações”, explica.

Para participar do evento, basta acessar a plataforma Google Meet pelo llink aqui.

Sobre o Projeto Direito e Cidadania

O projeto integra as atividades do campo da gerontologia educacional desenvolvidas no espaço do PTIA voltadas para as pessoas em processo de envelhecimento, por meio de estratégias de oferta de disciplinas, rodas de conversa, oficinas e visitas de campo, tendo em vista a promoção da cidadania e dos direitos e o conhecimento da rede de proteção social voltada para o idoso. Tem como objetivo desenvolver ações que viabilizem o acesso à informação, o debate, a participação e as lutas por direitos e políticas públicas. As intervenções educativas se utilizam de técnicas ludo pedagógicas, como elementos facilitadores do processo ensino-aprendizagem, para a promoção do envelhecimento ativo. Entre as disciplinas ofertadas no âmbito do projeto estão: Memória na vida adulta e senescência; História de Vida e Memória, Longevidade e inclusão digital (básico e avançado), Tecnologia para Idosos, Inglês básico e avançado, Espanhol básico e avançado.

WhatsApp Image 2020 07 08 at 11.17.5220200708112038

O Projeto é vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFPI e cadastrado na PREXC, que apoia as atividades desenvolvidas e disponibiliza duas bolsistas: Camila Rodrigues Silva Souza, ministrante do curso de Informática Básica e Isadora Maria Carvalho da Araújo, ministrante do Curso de Tecnologia para Idosos. Elas também atuam como monitoras das disciplinas de História de vida e Memória e Memória na Vida Adulta e Senescência. Além disso, possui o apoio de colaboradores voluntários e docentes da UFPI que atuam como ministrantes de disciplinas além de monitores de extensão de diferentes áreas da graduação.

Segundo a Profa. Dra. Maria do Rosário e Silva, uma das coordenadoras do Projeto, o trabalho tem possibilitado aos idosos "a aprendizagem de novos conhecimentos, bem como a descoberta de talentos e de novas potencialidades. Neste sentido a troca de experiências e saberes entre as gerações tem contribuído para ampliar a sociabilidade e fortalecer as relações de convivência”, reconhece.

A Profa. Maria D’Alva Macêdo compartilha do mesmo sentimento e ressalta que o espaço que proporciona ampliação dos conhecimentos sobre os direitos, em que é possível exercer a cidadania e contribuir na luta por acesso a bens e serviços públicos. "Isso por via da participação coletiva em espaços de proposição, deliberação e materialização de ações que contribuam para o seu bem-estar e demais grupos sociais"< pontua a professora.

Com as atividades presenciais suspensas, em atendimento às recomendações dos órgãos de saúde, a equipe do Projeto redirecionou suas ações para a produção de materiais em duas linhas “Direito e cidadania da pessoa idosa” e “Memória na vida adulta e senescência”. O material é socializado semanalmente pelo Instagram @ptiaufpi.