Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Pesquisadoras do PPGENF/UFPI produzem folheto de “Autocuidado dos profissionais de enfermagem frente à Covid-19”
Início do conteúdo da página

Pesquisadoras do PPGENF/UFPI produzem folheto de “Autocuidado dos profissionais de enfermagem frente à Covid-19”

Imprimir
Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 14h46

As doutorandas de Enfermagem (PPGENF/UFPI) Girlene Ribeiro, Amanda Delmondes, Thaís Alexandre, Priscilla Cavalcante e Priscila Dantas produziram na disciplina Bases Epistemológicas e Filosóficas das Ciências em Saúde e Enfermagem sob a Colaboração das professoras Benevina Maria Vilar, Claudete Monteiro, Grazielle Roberta, Márcia Teles e Telma Maria Evangelista o folheto “Autocuidado dos profissionais de enfermagem frente à Covid-19”. 

O folheto vem trazendo a importância do autocuidado dos profissionais de enfermagem frente à Covid-19. “Sabe-se que os profissionais de enfermagem principalmente os que estão atuando na linha de frente precisam de cuidados especiais e por conta do isolamento o autocuidado é de extrema importância. O folheto aborda alguns aspectos importantes para realização do autocuidado como: Autocuidado emocional, autocuidado intelectual, autocuidado espiritual, autocuidado físico, autocuidado social, existem vários outros itens que abordam o autocuidado, o importante trazer esses benefícios para saúde desses profissionais ou de qualquer pessoa”, explica Girlene Ribeiro.

De acordo com a Doutoranda, o folheto está fundamentado pela teoria da Dorothea Orem que desenvolveu a teoria do autocuidado consistindo basicamente na ideia de que os indivíduos quando capazes, devem cuidar de si mesmos. 

“Espera-se que os profissionais de enfermagem se identifiquem com os aspectos apresentados e pratiquem o autocuidado melhorando assim o seu bem-estar e qualidade de vida”, finaliza. 

Referências: CRUZ, T.A; CARVALHO, A.M; SILVA, R.D. Reflexão do autocuidado entre os profissionais de enfermagem. Revista Enfermagem Contemporânea. v.1, p. 96-108, 2016. FOSTER, P.C.; JANSSENS, W. P. DOROTHEA, E.O. In: GEORGE, J. B. et al. Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, .p 90-107,1993.

Confira aqui. 

Fim do conteúdo da página