Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Pesquisa inédita alerta que pacientes com COVID-19 têm potencial para desenvolvimento de isquemia cerebral

Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 09h26
Recentemente, o Prof. Dr. Raimundo Pereira Silva-Néto, docente da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e pesquisador do Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), em Parnaíba, juntamente com sua equipe formada pelos estudantes de medicina Bárbara Louise Freire Barbosa, Sarah Nilkece Mesquita Araújo Nogueira Bastos, Arícia Gomes Miranda, Caio Henrique Cortês Leal da Costa e Fernando José da Silva Guedes Júnior, realizou uma pesquisa sobre mortalidade em pacientes com COVID-19 que evoluíram com isquemia cerebral.

Os pesquisadores investigaram as alterações laboratoriais nesses pacientes e que interferem na coagulaçao sanguínea. O artigo intitulado: “Ischemic stroke in patients with SARS-CoV-2 infection and coagulation disorders: A systematic review” foi submetido para publicação em uma revista europeia, a Acta Neurologica Scandinavica.

Nessa terça-feira (18), para surpresa dos autores, a revista enviou um e-mail considerando relevantes os dados da pesquisa e as descobertas para essa pandemia, além de solicitar sua autorização para compartilhar esses achados diretamente com a Organização Mundial de Saúde.

Segundo o Prof. Dr. Silva-Néto, a pesquisa concluiu que "pacientes com COVID-19 apresentam alterações laboratoriais compatíveis com uma resposta inflamatória e um estado de hipercoagulabilidade, considerado uma potencial causa de isquemia cerebral".