Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > “A escuta da população em situação de rua em Teresina em tempos de pandemia” foi tema da roda de conversa promovida pelo PPSAM

Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 08h44

WhatsApp Image 2020 08 27 at 16.02.5420200902084205

O Grupo de Pesquisa, Estudo e Extensão em Políticas Públicas e Saúde Mental (PPSAM), vinculado ao Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI, coordenado pela Profa. Dra. Sofia Laurentino, realizou no dia 27 de agosto a Roda de Conversa online “A escuta da população em situação de rua em Teresina em tempos de pandemia”, em parceria com a Associação Homo Lobus - Associação Piauiense de Familiares e Usuários de Álcool e outras Drogas.

A Roda de Conversa faz parte do projeto de extensão "Participação de Controle Social na Saúde Mental", que vem realizando atividades remotas, mediadas por tecnologias com informação e comunicação, com estudantes, profissionais e usuários dos serviços de saúde mental ao longo do ano de 2020. Na ocasião, houve a exposição do levantamento realizado pela Associação Homo Lobus com a população em situação de rua de Teresina no contexto da pandemia. Os dados revelam que a situação de vulnerabilidade dessa população, como a falta de acesso à saúde, educação, habitação, segurança, assistência social, por exemplo.

Participaram como debatedores na roda de conversa: Profa. Dra. Lucia Rosa (UFPI), defensor público Igo Sampaio (Defensoria Pública do Piauí), promotora de justiça Myrian Lago (Ministério Público do Piauí) e Padre João Paulo (Pastoral de Rua). "Os debatedores destacaram a importância do levantamento realizado pela Homo Lobus para que fosse possível compreender a realidade do segmento em situação de rua, de forma a elaborar um diagnóstico para a elaboração de políticas públicas para esse público, tendo em vista a ausência de dados atualizados sobre essa população. A roda de conversa foi realizada por meio da plataforma Google Meet e contou com a participação de cerca de 50 pessoas, tais como estudantes, usuários e profissionais", explica a Profa. Dra. Sofia Laurentino.