Pedagogia

Imprimir
Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 10h53

Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Geraldo do Nascimento Carvalho

Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)/Universidade Federal do Piauí (UFPI), Floriano. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Atualmente é Professor Assistente II da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política educacional, administração escolar, estado e sociedade. E-mail: 

 

Vice-coordenador

Leonardo José Freire Cabó

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia e Assessor de Comunicação Social do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação de Crianças e Teoria Histórico-Cultural. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino (GEPAE/UEM). Atua na área de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança, Estágio em Educação Infantil, Educação Especial e Educação Inclusiva, Teoria Histórico-Cultural, Didática e Educação Infantil. E-mail:  

 

E-mail:  

Telefone: (89) 3522 0174

 

Alba Patrícia Passos de Sousa

Doutoranda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2019), Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2017), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI, 2011) e graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UESPI, 2015). Atualmente é professora efetiva do Curso de Licenciatura em pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)/ Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, arte, educação e ensino, relações étnico-racial, gênero e diversidade. E-mail:

 

Allan de Andrade Linhares

É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI, 2004); doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP (2017); tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor Adjunto A I, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi professor da Faculdade Maurício de Nassau, das Secretarias de Educação do Estado do Piauí e do município de Parnaíba. Foi, também, professor temporário da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento. Tem experiência nas áreas de Linguística do texto, Análise do Discurso, Semântica e Pragmática, Metodologia da Pesquisa Científica. E-mail:

 

Andreia Martins

Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), mestre em História da Educação pela Universidade de São Paulo (2007) e pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Desenvolve pesquisas em História da Educação Brasileira, tendo como foco o ensino religioso nas escolas públicas e particulares, também tem se dedicado a investigações acadêmicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos em Floriano/PI. Professora do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Floriano, coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica. E-mail: 

 

Anne Caroline Soares Dourado

Professora da Universidade Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral, onde leciona principalmente nas áreas de Currículo e Gestão. Mestre em Educação pelo PPGED/ UFPI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2011). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Epistemologia da Prática Profissional (NIPEPP) cujas pesquisas se voltam principalmente para os seguintes temas: epistemologia da prática profissional, racionalidade pedagógica e currículo. E-mail:

 

Carla Andréa Silva

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2004). Especialização em Psicologia da Educação (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2009) e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2014). A mesma é professora Adjunta A, nível 002, da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano, Curso de Pedagogia. E-mail: 

 

Edmilsa Santana de Araújo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Professora Adjunta I do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia lotada no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Educacional Cristão (IEC). Especialista em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora Administrativo-Financeiro do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI) no período de 2009-2017. Professora do Colégio Técnico de Floriano (CTF), no período de 1993-2008. Pesquisa na área de Formação de Professores, Fundamentos Antropológicos da Educação e Prática de Pesquisa em Educação. Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)/Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail

 

Grasiela Maria de Sousa Coelho

Doutoranda pelo Doutorado Interinstitucional em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia em parceria com a Universidade Federal do Piauí. Membro do GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente. Integrante do grupo de pesquisa FORMAR que visa ao atendimento das necessidades de formação e pesquisa, pretendendo transformar os contextos da ação docente por meio da pesquisa crítica de colaboração. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, autonomia profissional e prática pedagógica. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí.É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Magistério pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano - PI. E-mail: 

 

Letícia Carolina Pereira do Nascimento

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGEd). Formada em Pedagogia (UFPI/Parnaíba), com Mestrado em Educação pela UFPI/PPGEd. Professora Assistente do curso de Pedagogia da UFPI, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano/PI, na área de Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. Vinculada ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Gênero e Cidadania (NEPEGECI). Vinculada a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS). É pesquisadora do Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE). Desenvolve pesquisas sobre Corpo, Gênero, Teoria Queer e Feminismo Negro em contextos educativos. E-mail: 

 

Luana Maria Gomes de Alencar

Professora do curso de Pedagogia, Assistente - A, da UFPI/CAFS, em regime de Dedicação Exclusiva. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI (Desde 2018.1). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd/UFPI (2017). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2013.2). Participa do NUPPED (Núcleo de Pesquisa sobre formação e profissionalização em Pedagogia). Tem interesse e pesquisa as seguintes temáticas: Estágio Supervisionado e Estágio Extracurricular; Formação de professores; Aprendizagem docente; Início da carreira docente. Email:

 

Maria da Penha Feitosa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2006), Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí (2000), Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP (2011), Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Membro do NUPPEGE-UFPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação da UFPI). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Piauí, assistente II, lotada no Campus Amílcar Ferreira Sobral, no curso de Pedagogia, na área de História da Educação. Tem experiência em História da Educação, Metodologia da História, com ênfase em História da Educação e Políticas Educacionais, atua principalmente com os temas: História da Educação, políticas educacionais para o ensino superior, Estado e sociedade. E-mail: 

 

Maria do Carmo Carvalho Madureiro 

Professora Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI) e aluna do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/FACED/UFC) sob orientação do Professor Dr. Messias Holanda Dieb. Formada em Pedagogia, cursou Mestrado em Educação e Especialização em Gestão Educacional. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: letramentos acadêmicos e o ensino da escrita. Participa das atividades do Grupo de Pesquisa Grafí - Laboratório de Estudos da Escrita desde agosto de 2019. E-mail:

 

Marilde Chaves dos Santos

Doutora em Educação pelo DINTER UFRJ/UFPI. Mestre em Educação pela UFPI. Possuo Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialização em Psicologia Educacional e em Supervisão Escolar. Atualmente sou professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, no município de Floriano (PI). Tenho interesse por temas nas áreas de educação da infância e juventude, bem como em História da Educação. Realizo pesquisa na área de educação em espaços não escolares. Sou membro da Equipe do Projeto no Projeto de Pesquisa ASSOCIATIVISMO DOCENTE, SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA E PRODUÇÃO INTELECTUAL : as experiências brasileira e portuguesa da segunda metade do século XX que tem como Pesquisador Responsável XAVIER, Libania Nacif.Doutora em Educação pelo DINTER UFRJ/UFPI . Mestre em Educação pela UFPI. Possuo Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialização em Psicologia Educacional e em Supervisão Escolar. Atualmente sou professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, no município de Floriano (PI). Tenho interesse por temas nas áreas de educação da infância e juventude, bem como em História da Educação. Realizo pesquisa na área de educação em espaços não escolares. Sou membro da Equipe do Projeto no Projeto de Pesquisa ASSOCIATIVISMO DOCENTE, SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA E PRODUÇÃO INTELECTUAL: as experiências brasileira e portuguesa da segunda metade do século XX que tem como Pesquisador Responsável XAVIER, Libania Nacif. E-mail: 

 

Milene Martins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Integral Diferencial (FACID Wyden). Especialização em Terapia de Família pelo Instituto da família (INFARS). Professora Assistente, nível II, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Amílcar Ferreira Sobral, na cidade de Floriano/PI(CAFS), em licença particular. Ministra as disciplinas de Psicologia da Educação I e II nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas (UFPI/CAFS). Exerceu atividade docente no curso de Psicologia da Faculdade Integral Diferencial (FACID Wyden), ministrando as disciplinas de Psicologia da Adolescência, Avaliação Psicológica, Psicologia das Necessidades Especiais, Ética Profissional e Supervisão de Estágio em Psicologia (Escolar, Organizacional e Comunitária). Ministrou disciplinas nos cursos de Farmácia, Administração, Direito e Gastronomia da Faculdade Integral Diferencial (FACID Wyden). Desenvolve pesquisa nas áreas de Psicologia do desenvolvimento, da família e da Educação. Tem experiência profissional nas áreas de Avaliação psicológica, Terapia de família e Casais, Psicologia Escolar Educacional. Ministra cursos em Avaliação psicológica e Terapia sistêmica da família. E-mail: 

 

Poliana Rezende Soares Rodrigues

Professora Assistente I do Curso de Pedagogia na área de Linguagem e Educação da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral. Atuou como Coordenadora Adjunta da Especialização em Docência da Educação Infantil - UFPI/Pólo Floriano de 2013 a 2014. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, na linha de Estudos Culturais e Educação,na condição de bolsista CAPES. Participou do Grupo Roda Griô - GEAfro: Grupo de Estudos em Gênero, Educação e Afrodescendência, coordenado pelo Prof. Pós Phd. Francis Musa Boakari - UFPI. Participou do NEPIERE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais; e do GEINCOS - Grupo de Estudo Integrando Competências, Construindo Saberes e Formando Cientistas, coordenados pela Profa. Dra. Mirian de Albuquerque Aquino - UFPB. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atuou no extinto Centro de Ciências Humanas e Sociais e depois na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul de 2015 a 2018, ministrando a disciplina de Relações Étnico-Raciais nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Biologia, Educação Física, Artes, Letras, Biologia, Química e Bacharelado em Enfermagem. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. E-mail: 

 

Roberta Gomes Araújo

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sertão de Pernambuco. Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Libras. E-mail: 

 

Rosa Maria de Jesus Brito

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é Professora Assistente I da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), na cidade de Floriano. Membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa Humana (UFPI/CAFS); Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação (LIBERTE/CAFS/UFPI). Foi professora substituta da Universidade Estadual do Piauí (2013-2015), Coordenou o Curso de Pedagogia da UESPI-Oeiras (2013-2014); e foi professora formadora do PARFOR da Universidade Estadual do Piauí.  E-mail: 

 

Vicelma Maria de Paula Barbosa Sousa

Professora Afrodescendente na Universidade Federal do Piauí (UFPI-CAFS). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí, no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI-PPGEd). Doutora em Educação (UFPI-PPGEd). Temas de interesse para estudos: Práticas educativas com Juventudes urbanas. Corpo. Gênero. Educação. Afrodescendência. Mulher na Capoeira. E-mail: 

 

Zélia Maria Carvalho e Silva

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1988) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2008). Na Faculdade Piauiense - FAP/Teresina atuou como docente de 2002 a janeiro de 2016 e como coordenadora do Curso de Pedagogia de 2006 a 2014.1 Além disso, assumiu a Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão/Supervisão Escolar e Docência do Ensino Superior no segundo semestre letivo de 2007 até dezembro de 2015. Atualmente é servidora pública federal exercendo o cargo efetivo de Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFPI, do Campus Amilcar Ferreira Sobral. E-mail:  

 

 

Coordenação do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação (LIBERTE/CAFS/UFPI) 
Ma. Rosa Maria de Jesus Brito 

 

Coordenação da Brinquedoteca Mundo Encantado 
Dra. Carla Andréa Silva 

 

Coordenação de Estágio Obrigatório e Não Obrigatório  
Me. Leonardo José Freire Cabó