Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos Docentes
Início do conteúdo da página

Projetos Docentes

Imprimir
Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 10h47

1- Como faço para desenvolver projeto docente com uma instituição conveniada ou não conveniada com a UFPI?

O ideal é que a instituição seja conveniada, pois normalmente os convênios facilitam os trâmites e isentam os professores e alunos participantes dos programas de mobilidade de certas taxas. No entanto a qualquer momento pode-se começar um novo convênio. Pede-se que o professor, depois de entrar em contato com os pares interessados no exterior, comunique à Assessoria Internacional sobre o projeto para que o mesmo possa ser oficializado. A partir daí, muitos projetos de cooperação (tais como aulas, simpósios, grupos de pesquisa, colóquios) são possíveis.

 2- A UFPI paga a passagem do professor para realização de projeto no exterior?

Atualmente, a UFPI não prevê gastos dessa natureza, pois os mesmos necessitam de disponibilidade orçamentária. No entanto, há diversas agências de fomento que cooperam com a mobilidade docente. Por exemplo, em "CAPES", nessa página, há uma lista de diversas possibilidades de fomento.

A FAPEPI (www.fapepi.pi.gov.br) disponibiliza R$1.000,00 a cada dois anos para professores que queiram participar de evento científico no exterior. O fluxo é contínuo e o pedido deve ser encaminhado com até 60 dias de antecedência.

 O CNPQ disponibiliza bolsas de auxílio para participação de evento no exterior (com permanência no exterior de até 90 dias) para pesquisadores cadastrados e em "editais" também há oportunidades específicas. Veja o site: www.cnpq.br . Auxílios para eventos no exterior são concedidos bienalmente. 

A Assessoria Internacional solicita aos professores que já possuem projetos junto a instituições ou universidades estrangeiras que divulguem o seu trabalho nesse site.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página