Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Publicado primeiro número do periódico Comunicata Scientiae

Publicado primeiro número do periódico Comunicata Scientiae

O Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Bom Jesus atendendo à demanda do Estado do Piauí, devido à lacuna de opções específicas de divulgação científica, criou o periódico Comunicata Scientiae (Portaria Nº. 04/2009, do Diretor do Campus Profª. Cinobelina Elvas) com o objetivo de divulgar resultados inéditos de pesquisas geradas no próprio campus, demais Centros e campi da UFPI e de outras instituições em âmbito nacional e internacional.
A Comunicata Scientiae (Com. Sci.) publica contribuições inéditas que apresentem significativa relevância científica nas áreas de Ciências Agrárias e Ambientais, nos idiomas português, espanhol e, preferencialmente, em inglês. Trata-se de um periódico profissionalmente editado, revisado e julgado pela comissão editorial, composta por profissionais de reconhecida competência, provenientes de instituições de pesquisa e/ou ensino do Brasil, México, Espanha, Egito, Itália, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.
Paralelamente, como em outros importantes centros de pesquisa e ensino do Brasil, a criação de um periódico científico com qualidade e almejando indexações nacionais e, principalmente, internacionais, exerce grande importância no fortalecimento da pesquisa científica, especialmente em nível de pós-graduação, visto que um dos critérios fundamentais na avaliação desses cursos é a publicação em periódicos indexados e com boas avaliações no Qualis/CAPES, o que corrobora com o.objetivo deste periódico.
Para o primeiro número a Comunicata Scientiae recebeu submissões de várias instituições do Brasil, em sua maioria das regiões Sul e Sudeste, bem como de outros países superando as expectativas da Comissão Editorial.
São apresentados nesse número onze trabalhos julgados pelo processo de avaliação por pares oriundos das seguintes instituições: University of Applied Sciences Weihenstephan (Alemanha), National Research Center (Egito), Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Embrapa Caprinos, Embrapa Semi-Árido e Universidade Federal do Piauí. Participaram da avaliação 36 (trinta e seis) profissionais nas áreas de Ciências Ambientais, Fitotecnia e Defesa Fitossanitária, Genética e Melhoramento, Produção e Saúde Animal e Solo e Água.
Dentre os trabalhos publicados destaca-se a Revisão de Literatura escrita pelo Dr. Rolf Röber da University of Applied Sciences Weihenstephan (Alemanha) sobre o sistema recirculante de produção de flores e hortaliças, sistema esse idealizado pelo próprio pesquisador que atualmente é docente da instituição supracitada e também compõe o corpo docente de programas de pós-graduação no Brasil e Argentina.
Agradecemos nesse momento histórico para o Campus Profª. Cinobelina Elvas e Universidade Federal do Piauí, o esforço da equipe editorial como um todo incluindo Editores Associados, Editores Científicos e Equipe Técnica, à Administração Superior da UFPI que apoiou incondicionalmente a publicação do presente periódico e aos autores que atenderam à chamada de trabalhos, apostando no trabalho e no crescimento da Comunicata Scientiae com qualidade e credibilidade.
Assim, a Comunicata Scientiae surge no cenário brasileiro e internacional como um veículo de divulgação científica que objetiva a rápida publicação de trabalhos inéditos com a qualidade exigida pela equipe editorial a partir de parâmetros internacionais de julgamento e editoração, buscando o reconhecimento para as principais indexações nas respectivas áreas de publicação.

Para maiores informações, submissão e acesso aos trabalhos publicados acessem http://leg.ufpi.br/comunicata