Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Projeto de Pesquisa do CPCE é premiado na Conferência Anual da ABRAVEQ 2013

Projeto de Pesquisa do CPCE é premiado na Conferência Anual da ABRAVEQ 2013

O trabalho de iniciação científica da aluna Gladiane Santos Nunes, do curso de Medicina Veterinária de Bom Jesus, intitulado “Efeito do exercício de vaquejada no metabolismo oxidativo de neutrófilos” foi apresentado pela sua orientadora Profa Dra Luciana Pereira Machado, na XIV Conferência Anual da ABRAVEQ e foi premiado em primeiro lugar na categoria Exercício.  O evento é uma realização da Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos, e ocorreu no período de 21 a 23 de junho de 2013 em Campinas-SP.

O trabalho é parte do projeto de pesquisa “Efeito do exercício de vaquejada no metabolismo oxidativo de neutrófilos e nas proteínas de fase aguda” financiado pela FAPEPI, edital FAPEPI / MCT/ CNPq/ CT-INFRA Nº 004/2011. Desenvolvido pelo grupo de pesquisa em Hematologia Veterinária do Campus Professora Cinobelina Elvas, na linha de exercício, sob coordenação da Profa Dra Luciana Pereira Machado, que trouxe para Bom Jesus a experiência adquirida no mestrado e doutorado realizado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu, na área de hematologia de equinos atletas. Os projetos do grupo na linha de exercício iniciaram em 2010 com os primeiros trabalhos em vaquejada dos orientados Railson de Sousa Santos, Adriana de Sousa Araújo, Sandra Geisa Costa Albano e Antônio Francisco da Silva Lisboa Neto, em 2012 tiveram continuidade com Gladiane dos Santos Nunes e Tereza Maria dos Santos Sousa, bolsistas CNPq e UFPI respectivamente.

Além da atuação dos bolsistas o projeto contou com muitos ajudantes voluntários importantíssimos, alunos do curso de Medicina Veterinária. Teve sempre o apoio dos vaqueiros de Bom Jesus e do senhor Lustosa, proprietário do Aras Aracy Lustosa onde foi realizada a pesquisa. Contou com a colaboração de docentes de outras instituições, como a Profa Dra. Veridiana Fernandes da Silveira da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a Profa Dra. Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP/Botucatu.

O prêmio é uma conquista de todos e traz o reconhecimento nacional da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Campus Professora Cinobelina Elvas da UFPI.