Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Estudantes da Licenciatura em Educação do Campo participam e apresentam trabalho em Congresso Internacional no Peru

Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 16h47

Entre os dias 01º a 06º de dezembro os estudantes Railson Borges Lima, Maria Raimunda Borges Falcão, ambos da graduação e Mislene Alves Arnaldo da especialização em Educação do Campo, acompanhados da professora Valcilene Rodrigues participaram do XXXII Congresso da Associação Latinoamericana de Sociologia – ALAS PERU 2019 com o tema: Rumo a um Novo Horizonte de Sentido Histórico de uma Civilização da Vida, que ocorreu na cidade de Lima, capital do Peru. A temática do congresso esteve ligada a crise de horizonte de sentido histórico da civilização colonial moderna aliada à consolidação do modelo de desenvolvimento hegemônico neoliberal, que aprofunda intensificamente o uso irracional dos recursos naturais, as migrações descontroladas, a urbanização com díspares situações de qualidade de vida das populações, a transformação dos espaços territoriais locais e regionais, as identidades e as mentalidades.

Na oportunidade os discentes apresentaram dois artigos intitulados: Resistência Camponesa na Capital do Agronegócio: um estudo de caso no Município de Bom Jesus, Piauí, BrasilMovimentos Sociais e Educação do Campo: reflexões sobre reforma agrária popular.

Os estudantes ressaltam a grande relevância em participar de congressos como esse, pois para além do conhecimento adquirido e a importância em divulgar o nome da UFPI, colocam a importância da articulação externa dos estudantes da UFPI com grupos de outros países para construir redes de intercambio.

"Todos que tiverem a oportunidade em vivenciar essas experiencias, não deixe passar, pois esse é o momento de você sair da caixinha e se relacionar com os diferentes tipos de cultura." Diz Railson.

120191211162024

220191211163604