Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Doação de alimentos à comunidades camponesas e indígenas sinalizam compromisso da CPT e da UFPI com a vida no sul do PI.

Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 10h51

Historicamente, o campesinato é um dos principais agentes na produção de alimentos e de socioagrobiodiversidade, sustentando processos de segurança alimentar para si e para consumidores das cidades, com impactos positivos na soberania alimentar também. No entanto, há contradições históricas que dificultam a reprodução da vida camponesa e a capacidade produtiva da agricultura familiar no Brasil. Tal situação tem sido agravada com a disseminação do vírus Covid-19, que agrava a situação de vulnerabilidade social das comunidades camponesas, incluindo as do sul do PI.

Diante disso, entre os dias 5 e 6 de agosto de 2020, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) – regional Bom Jesus/PI, amparada pela CPT Nacional e com apoio do Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurgueia (NAGU) e da Direção do Campus Prof. Cinobelina Elvas (CPCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram a doação de cestas de alimentos e/ou produtos de higiene a 105 famílias camponesas das comunidades: Melancia (Gilbués/PI), Brejo do Miguel, Morro D’Água, Território Chupé ( Baixa Grande do Ribeira/PI), Salto I e II, Território Indígena Vão do Vico (Santa Filomena/PI), Rio Preto (Currais/PI), Vila Carolina (Campo Largo/PI).

A doação é uma ação de solidariedade emergencial que, embora não seja resolutiva, sinaliza o compromisso da universidade e da CPT com a defesa da vida dos povos e comunidades rurais, com as quais atuamos em processos de pesquisa, ensino e extensão.

O uso de máscaras e outras medidas sanitárias  foram mantidas durante as entregas das cestas pela equipe da CPT.

120200811102732

220200811103051