Página inicial > Últimas Notícias - CCA > Alunos dos cursos de Medicina Veterinária da UFPI realizam evento sobre animais silvestres em Belém-PA

Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 16h47

O Grupo de Estudos em Biodiversidade – GBIO (UFPI/CPCE), juntamente com estudantes do Grupo de Estudos em Animais Selvagens (UFPI/CMPP), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA),  realizaram a I Semana Amazônica em Animais Silvestres (SEAMAS). O evento que aconteceu de 09 a 11 de janeiro de 2020, em Belém, no Pará, teve como tema: “Medicina, conservação e biologia de mamíferos na Amazônia”.

image3VET20200207163430

Estudantes na Universidade Estadual do Pará

O evento teve como objetivo promover um fórum de discussão sobre zoológicos, manejo de fauna, conservação da biodiversidade e clínica médica de animais silvestres, e foi de grande auxílio na formação de discentes das diversas instituições que trabalham no meio científico e acadêmico com animais silvestres e biodiversidade em geral.

A programação do simpósio teve diversas palestras com temas de: saúde única e análise de riscos de doenças para conservação de mamíferos na Amazônia; vigilância de epizootias de febre amarela em primatas neotropicais; clínica médica de cetáceos amazônicos; caça sustentável: as possibilidades e os confrontos existentes na atual geopolítica brasileira; manejo e nutrição de Xernathras em cativeiro; doenças de importância para a saúde pública transmitidas por primatas; manejo de felídeos selvagens em cativeiro, dentre outras.

image2VET20200207163430

Palestra na I Semana Amazônica em Animais Silvestres (SEAMAS)

A coordenadora do Grupo de Estudos em Biodiversidade e docente do Departamento de Morfofisiologia Veterinária do Curso de Medicina Veterinária do CCA/UFPI, Dra. Lilian Silva Catenacci, ministrou duas palestras no evento, sendo uma delas sobre Saúde Única e análise de riscos de doenças para conservação de mamíferos na Amazônia. “Este foi um evento único, pois mostra a dedicação e o empenho dos estudantes da nossa Universidade em trazer a área de animais silvestres para outra região do país”, comenta.

image1VET20200207163430

Prof. Dra. Lilian Silva Catenacci, docente do Departamento de Morfofisiologia Veterinária do CCA/UFPI

Dentre vários minicursos ofertados pelo evento, um deles foi realizado pelo Biólogo Osvaldo Pimentel Marques Neto, destacando o enriquecimento ambiental e bem-estar de primatas em cativeiro.

registrado em: ,