Página inicial > Últimas Notícias - CCE > Lançamento do livro “Convergências da moda: o intervalo do transitório” organizado por docentes do curso de Moda, Design e Estilismo no Salipi 2017

edufpi 4 de 25

As professoras Francisca Danielle Araújo de Souza e Núbia de Andrade Viana, docentes do Curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), são organizadoras do livro “Convergências da moda: o intervalo do transitório”. A obra foi lançada na noite dessa quarta-feira (07), no Stand da Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi), durante o 15º Salão do Livro do Piauí (Salipi). O livro é composto de 11 artigos de pesquisadores da UFPI .

Segundo as organizadoras, os textos compilados mostram as múltiplas interfaces do design e da moda com as mais diferentes áreas do conhecimento. “Começamos o projeto em 2015, convidamos todos os professores e, aos poucos, os textos foram chegando, então, fizemos a leitura e triagem. O leitor vai encontrar nesse livro as pesquisas de grande parte do corpo docente do curso, são pesquisas em caminhos diferentes, por isso convergência, mas que todas perpassam pela moda”, destacou a professora Francisca Danielle Araújo de Souza.

O lançamento foi divulgado nas redes sociais e as docentes já receberam convites para a divulgação do livro em outros eventos. Com essa repercussão positiva, as expectativas de recepção da obra são as melhores. “Esperamos que seja bem recebido no meio da moda. Já temos convites para lançamento em congressos de moda, inclusive, o mais importante da área e esperamos que os leitores aproveitem e se encantem com a moda, assim como somos encantadas”, frisou a professora Núbia de Andrade Viana.

edufpi 7 de 25

Professor Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho

O professor Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho teve o artigo “O patrimônio cultural imaterial têxtil e da indumentária no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes” publicado no livro. “Meu artigo trata sobre o patrimônio cultural em Teresina com relação ao acervo da indumentária que existe no Museu do Piauí, as vestes militares e uma roupa civil. É sobre a preservação desse patrimônio, então, falo das necessidades para que esse patrimônio seja perpetuado mais ainda e conservado de maneira adequada. Logo depois que fiz a pesquisa, o Museu entrou em reforma e acredito que agora já deve estar em melhores condições, porque precisamos cuidar desse patrimônio material e imaterial que a cultura do Piauí nos mostra”, declarou o professor.

edufpi 8 de 25

Professores da graduação de Moda, Design e Estilismo e de outros cursos prestigiaram a solenidade lançamento

O livro “Convergências da moda: o intervalo do transitório” foi editado pela Edufpi e impresso na Gráfica Universitária.

A Edufpi fará o lançamento de 50 livros durante a 15ª edição do Salipi. O Salão do Livro do Piauí segue até esse domingo (11), no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí. O evento é uma correalização da UFPI e Fundação Quixote.

registrado em: ,