Página inicial > Últimas Notícias - CCE > CCE terá lançamento de livro de docente do DMTE

CCE terá lançamento de livro de docente do DMTE

O Centro de Ciências da Educação divulga o lançamento do livro intitulado " Ateliês de História e Pedagogia da Matemática: Para Professores que Ensinam Anos Iniciais" de autoria da docente Lúcia Helena Bezerra Ferreira. O lançamento ocorrerá no dia 4 de julho de 2017 às 10h no Auditório Profa. Salomé Cabral (Auditório do CCE).

LANÇAMENTO DO LIVRO

Livro " Ateliês de História e Pedagogia da Matemática: Para Professores que Ensinam Anos Iniciais" de autoria da docente Lúcia Helena Bezerra Ferreira.

Sinopse do livro: Os estudos em história da Matemática têm gerado valiosos resultados e apontado novos caminhos e focos de abordagem para a melhoria do processo de formação docente. Isso possivelmente ocorre porque as reflexões sobre tais estudos evidenciam a importância do processo formativo na superação de obstáculos encontrados na trajetória dos sujeitos educadores dessa disciplina. As tendências atuais de pesquisas têm se utilizado de informações históricas que são rearranjadas de modo a dar significados às propostas pedagógicas para o ensino de tópicos matemáticos da educação básica. Isso implica em uma reorganização de técnicas e formas de conceber abordagens para o ensino, com vistas a tecer um novo panorama escolar nos diversos níveis escolares. É dessa reorganização metodológica, caracterizada por uma bricolagem de técnicas, que o professor poderá traçar seus planos de ensino de modo a aproximar-se, ao máximo possível, de uma pedagogia ativa e investigatória que pretende instituir no seu percurso didático em sala de aula. Nesse sentido, a história da Matemática é tomada neste livro como um mediador didático e conceitual para a formação docente, como uma ação propulsora no ato de ensinar e de aprender, pautando-se no fato de que quando o professor estuda para lecionar ele está aprendendo para ensinar.Dessa forma, a obra propõe algumas sugestões didáticas que podem ser reelaboradas e ajustadas de acordo com os objetivos de cada educador, assim como a possibilidade de reformulação para superar algumas das dificuldades encontradas no trabalho docente, tornando-se leitura indispensável a todos que se interessam pelo ensino da Matemática de forma significativa.

registrado em: ,