Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Professor do Departamento de Física é eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

O professor Dr. Eduardo Costa Girão, do Departamento de Física da UFPI e atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física, foi eleito para compor o quadro de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC), instituição centenária e uma das mais importantes sociedades científicas do País. O resultado foi divulgado pela ABC nesta segunda-feira (11/12).

O professor Eduardo Girão comemora a indicação e reconhecimento por parte da comunidade científica. "Essa indicação é uma grande honra, e não só para mim. A princípio isso pode ser visto como um reconhecimento individual, mas na verdade eu vejo como resultado do esforço de um grupo que trabalha arduamente para o desenvolvimento da ciência e da pós-graduação aqui no Estado do Piauí. E eu espero poder cumprir um bom papel nessa nova função", afirma o professor Eduardo Girão.

girão

Professor Eduardo Girão.

Fundada em 1916, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas.

Os membros afiliados pertencem a uma categoria destinada a jovens cientistas que têm se destacado em suas áreas de atuação. Nessa categoria, cada vice-presidência regional da ABC elege até cinco pesquisadores de excelência, com idade até 40 anos, para que integrem a ABC por um período de cinco anos.

Sobre o professor Eduardo Costa Girão:

Graduação (2006) , Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Física pela Universidade Federal do Ceará, tendo também realizado estágio de Doutorado-Sanduíche (2010-2011) no Rensselaer Polytechnic Institute. É Professor Adjunto II do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí e também faz parte do corpo docente de duas pós-graduações desta universidade (Física e Ciência de Materiais). Sua pesquisa se concentra em cálculos de transporte e estrutura eletrônica em nanoestruturas de carbono. Também tem interesse no desenvolvimento de algorítmos e códigos computacionais dirigidos ao estudo de sistemas em nanoescala. É pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia mais sobre a carreira do professor Eduardo Girão.

Lattes Professor Eduardo Girão

Academia Brasileira de Ciências