Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Programa de Pós-Graduação em Física aprova Doutorado conquista nota 4 junto a Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Física que foi iniciado em 2008, somente com o nível de mestrado, passou por três ciclos de avaliação, e no terceiro, que corresponde aos anos de 2013, 2014 e 2016, alcançou a nota 4 junto a Capes, conseguindo assim aprovar o Doutorado em Física.

O Programa veio se aperfeiçoando no decorrer do tempo, e aprimorando o seu funcionamento e atuação. “Expandimos estruturalmente e tivemos uma grande renovação do quadro docente. O nosso perfil docente é jovem e extremamente qualificado. Nesse meio tempo também ampliamos o número de bolsistas de produtividade e laboratórios”, informou o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física, Prof. Dr. Eduardo Girão.

PRÓ REITORES NA FÍSICA 120181025162000

Prof. Dr. Eduardo Girão, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física

“Quando um doutorado é aprovado abre-se uma perspectiva de formar um corpo discente cada vez mais qualificado, e acabamos retendo mais os discentes a instituição, conseguimos produtos e teses muito mais qualificados”, ressaltou o Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI, Prof. Dr. Welter Cantanhêde da Silva.

prof welter prpg20181025161555

Prof. Dr. Welter Cantanhêde da Silva, Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI

Com a aprovação do Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Física poderá participar de outros projetos institucionais; como projetos de internacionalização e Doutorado Sanduíche, e isso proporcionará uma maior e mais qualificada produção e pesquisa.

“Nós trabalhamos no sentido de consolidar os cursos que já temos dentro da nossa instituição. O fato do curso de Física ter aprovado o doutorado é sinal da qualidade do ensino e da pesquisa. A Física é uma área básica do conhecimento, e esse doutorado vai ter reflexo na qualidade do ensino do Piauí, porque daremos uma contribuição muito maior na qualificação de professores de Física que não precisarão mais sair do estado para fazer doutorado fora. É importante para o Programa de Pós-Graduação em Física, mas é importante para a Universidade Federal do Piauí como um todo”, explicou a Profa. Dr. Regina Lucia Ferreira Gomes, Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Ensino e de Pós-Graduação (PRPG).

PRÓ REITORES NA FÍSICA 320181025162357

Prof. Dr. Welter Cantanhêde da Silva ao lado do Prof. Dr. Eduardo Girão e da Profa. Dra. Regina Lucia Ferreira Gomes

O Coordenador do Programa, Prof. Dr. Eduardo Girão, explicou ainda sobre a importância de uma Física forte para o Piauí. “A Física é uma ciência central para estudos multidisciplinares envolvendo Engenharia, Ciência dos Materiais, Biologia e nas Ciências em geral. Qualquer universidade que quiser ter uma posição boa no país tem que ter uma Física forte e o Piauí era o único estado do Nordeste que ainda não tinha um doutorado em Física. Era realmente algo que estava faltando para a universidade piauiense em geral. É mais um passo para consolidarmos a atuação universitária como um todo no Piauí”, finalizou.

PRÓ REITORES NA FÍSICA 220181025162234

Coordenador Prof. Dr. Welter Cantanhêde da Silva, Profa. Dr. Regina Lucia Ferreira Gomes - Pró-Reitora de Pós-Graduação ao lado do Prof. Dr. Eduardo Girão e docentes do Programa de Pós-Graduação em Física.