Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Dia C da Ciência reuniu vários pesquisadores na praça Rio Branco no Centro de Teresina
Início do conteúdo da página

Ex-Ministro da Ciência e Tecnologia Prof. Sérgio Rezende realiza aula inaugural do Doutorado em Física nesta terça (12)

Imprimir
Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 08h20

 

01 aula inaugural20190312083601

A aula inaugural do Doutorado em Física acontece nesta terça-feira, dia 12 de março, às 9h da manhã, no auditório Afonso Sena do Centro de Ciências da Natureza (CCN), e será proferida pelo Ex-Ministro da Ciência e Tecnologia, o Prof. Sérgio Rezende, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O tema da aula será "A Física no Brasil".

Para a ocasião foram convidados o Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI); a Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora, os Pró-Reitores de Pesquisa e de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, o Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e o Chefe do Departamento de Física.

Cartaz sergio20190226093839

O convidado, Prof. Sérgio Rezende, é um dos maiores expoentes da área de Física de Materiais no Brasil e referência mundial na área. Orientou 40 teses de mestrado e doutorado. Publicou mais de 260 artigos científicos em revistas de circulação internacional, tendo mais de 5000 citações na base de dados do Google Acadêmico. Foi diretor Científico da FACEPE, Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Ministro da Ciência e Tecnologia durante o segundo mandato do governo Lula. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da American Physical Society, e do Institute for Electrical and Electronic Engineers.

Por suas atividades acadêmicas e científicas, recebeu em 1988, a ordem do Mérito Educativo concedida pelo Ministério da Educação; em 1995 foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico, categoria Grã-Cruz, concedida pelo Presidente da República; em 2001 recebeu, também do Presidente da República, o Prêmio Anísio Teixeira da CAPES; em 2006 recebeu o prêmio Bunge; em 2009 foi o único físico brasileiro escolhido pela American Physical Society para receber o "Outstanding Referee Award"; e em 2013 recebeu o prêmio de Ciencia da Fundação Conrad Wessel.

Fonte: UFPI

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página