Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Aula Inaugural do Doutorado em Matemática

Aula Inaugural do Doutorado em Matemática

Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 09h07

Em 2019 o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI tem comemoração dupla: está completando 10 anos do Mestrado e iniciando o Doutorado.

Na foto abaixo a 1ª turma de Mestrado em Matemática da UFPI. A turma era formada por 11 alunos, dos quais, hoje 03 (três) são Doutores e 05 (cinco) estão fazendo Doutorado; sendo 08 (oito) professores da UFPI, 01 (um) professor da UESPI e 02 (dois) professores do IFPI.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Prof. João Carlos de Oliveira Souza, lembra que há 15 anos o Departamento de Matemática tem sido sua segunda casa. Em 2005 ingressou no Curso de Bacharelado em Matemática. Em 2009 ingressou no Mestrado em Matemática. E finalmente, em 2010 tornou-se  professor do Departamento de Matemática, bem como dos Mestrados Acadêmico e Profissional em Matemática e do Doutorado em Matemática.

foto 1 turma mestrado20190410150608

Legenda: Da esquerda para a direita (atrás) - Pedro Jorge, Cleiton, Renan, Arimatéa, João Santos, Ítalo. (Frente) - Venâncio, Domingos, Francisco Gilberto e Daniel Silva.

A aula inaugural do Doutorado em Matemática acontecerá na quarta-feira, dia 24 de abril, às 15h, no Auditório Afonso Sena do Centro de Ciências da Natureza (CCN), e será proferida pelo professor Ph.D. Gregório Pacelli Feitosa Bessa, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O tema da aula será "Princípio do Máximo no Infinito: Contribuições do Piauí.".

Para a ocasião foram convidados  o Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), os Pró-Reitores de Pesquisa e Inovação, o Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto e a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, a Profa. Dra. Regina Lucia Ferreira Gomeso Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), o Prof. Dr. Edmilson Miranda de Moura, o Coordenador de Pós-Graduação em Matemática, o Prof. Paulo Alexandre Araújo Sousa e a Chefe do Departamento de Matemática, a Profa. Dra. Liane Mendes Feitosa.

AULA INAUGURAL 2 1 page 000120190410151547

O convidado, Gregório Pacelli Feitosa Bessa possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Matemática, sob a orientação de João Lucas Marques Barbosa, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Matemática, sob a orientação de Michael T. Anderson, pela State University of New York at Stony Brook. Fez Pós-Doutorado no Max Planck Fur Mathematik- Bonn 10/1992-01/1994 e no International Center for Theoretical Physics - ICTP, 01/1995-12/1995. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceara-UFC, Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 1C, foi Coordenador da Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará - PGMAT, 03/2014 -02/2016 e membro do Conselho Diretor da SBM 2015-2017. Foi associado regular do International Center for Theoretical Physics -ICTP, 20015-2010. Coordenador do projeto Programa de Cooperação Internacional Edital FUNCAP/CAPES 02/2014: Fomento à Cooperação Internacional, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-Brasil & Universitá degli Studi dell Insubria, Como-Itália. Coordenador do Projeto Estímulo à Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação Edital FUNCAP 01/2014: Plano Estratégico - Consolidação do Centro de Excelência Internacional - Norte/Nordeste. Coordenador do projeto Programa de Apoio a Núcleos de Excelência PRONEX/FUNCAP/CNPq Edital PRONEX 02/2015:Núcleo de análise geomética, singularidades e combinatória. Orientador de cinco teses de doutorado e quatorze dissertações de mestrado na Universidade Federal do Ceara. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, Análise Geométrica especialmente no espectro do Laplaciano de subvariedades e nas relações do princípio do Máximo (weak maximum principle) e geometria estocástica.