Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Cerimônia de Premiação da 11ª edição da Olimpíada Piauiense de Matemática (Opim)

Última atualização em Quarta, 18 de Março de 2020, 10h07

Aconteceu no último sábado (14/03), às 16 horas, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a cerimônia de premiação da 11ª Olimpíada Piauiense de Matemática (OPIM) 2019. O evento contou com a participação de alunos, professores e escolas de várias cidades do Estado do Piauí. A cerimônia teve como propósito reconhecer e premiar o empenho de todos que participaram da OPIM 2019. Foram distribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, além premiação para os professores de alunos premiados e as escolas com melhor desempenho. Ao todo, foram premiados 135 alunos, 57 professores e 3 escolas.

A mesa de honra foi composta pelo Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, pelo secretário de educação de Teresina, Kleber Montezuma, pelo Vice-diretor do CCN e coordenador da OBMEP PI 01, Prof. Dr. Jefferson Leite, pela chefe do Departamento de Matemática, Profa. Dra. Liane Mendes Feitosa e pelo coordenador da OPIM, Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Souza.

mesa20200318100438

Descobrir talentos, incentivar o ensino da matemática e despertar nos jovens o entusiasmo por carreiras científicas e tecnológicas são propostas da Olimpíada Piauiense de Matemática, um projeto do Departamento de Matemática, da Universidade Federal do Piauí. Na edição de 2019, a OPIM contou com a participação de mais de 47 mil estudantes de 272 escolas e em 59 cidades do estado do Piauí. Destaca-se o número de escolas públicas com alunos premiados (na OPIM os alunos de escolas públicas e privadas competem juntos). Das 43 escolas com alunos premiados, 15 são escolas privadas, 21 são públicas municipais, 4 são públicas estaduais, além do IFPI (pública federal) e 1 escola filantrópica. As escolas premiadas são de 13 municípios Piauienses.

plateia20200318100438