Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - EDUFPI > Lançamentos marcam atual fase da Editora da UFPI
Início do conteúdo da página

UFPI doa mais de 500 livros à Biblioteca Pública de Alagoinha do Piauí

Imprimir
Publicado: Domingo, 21 de Janeiro de 2018, 19h36

abertura matéria.jpg

No ano em que completa duas décadas de fundação, a Biblioteca Pública Municipal Nemésio Joaquim da Rocha, na cidade de Alagoinha do Piauí, recebeu a maior doaçao de acervo de sua história. A UFPI doou à primeira biblioteca pública instalada na cidade um total de 515 obras, sendo 104 títulos em diversas áreas, produzidos pela Editora da Universidade ( Edufpi ). A solenidade de doações ocorreu no sábado (20).

 

reitor video.jpg

Reitor José Arimatéia mandou mensagem em vídeo aos participantes da solenidade

A entrega dos livros foi realizada pelo Superintendente de Comunicação da UFPI em exercício e diretor da Gráfica da Universidade, Renan Marques, que representou o Reitor José Arimatéia Dantas Lopes na solenidade. Por motivo de força maior, o Reitor não pôde comparecer à Alagoinha, mas gravou uma mensagem exibida aos presentes na solenidade de doação. No vídeo, pediu desculpa pela ausência e destacou a alegria em doar centenas de livros à biblioteca, na certeza de que “as obras vão ajudar na formação de pessoas mais esclarecidas e que possam melhor exercer seus direitos e deveres”.

renan edit.jpg

Superintendente de Comunicação da UFPI em exercício, Renan Marques

“Vejo aqui muitas crianças e jovens que em breve estarão na Universidade. E essa grande conquista se alcança por meio do incentivo ao estudo e à leitura. Quero parabenizar às pessoas que desenvolvem esse trabalho no município. E hoje a UFPI é parte desse processo também. A Universidade estará sempre de portas abertas para todos vocês.”, disse o Superintendente de Comunicação em Exercício, Renan Marques, que, em sua fala, apresentou números do avanço da Universidade especialmente na área de publicação de livros, participação em eventos literários, e ações de incentivo à leitura, voltadas também à comunidade externa.

mesa.jpg

Autoridades prestigiam solenidade de doação de obras

Participaram da solenidade o Prefeito de Alagoinha do Piauí, Jorismar da Rocha; a secretária municipal de Educação, Anatália Rocha; a vice-presidente da Academia de Letras de Alagoinha ( ALAPI), professora e poeta Fidélia Rocha; o fundador da Biblioteca, ex-prefeito Manoel do Nascimento Rocha; a diretora do Departamento de Ensino, professora Adriana Rocha, além de demais secretários municipais, coordenadores de escolas, professores, pais e estudantes.

prefeito editada.jpg

Prefeito de Alagoinha do Piauí, Jorismar Rocha

“ Quero agradecer à UFPI, porque enriquecemos nossa biblioteca com esses livros doados hoje aqui. Esperamos que os alunos possam aproveitar e visitar nossa biblioteca para que tenham momentos de leitura e, com isso, possam adquerir mais conhecimento”, destacou o prefeito Jorismar Rocha, que é pedagogo por formação.

menina fofa edit.jpg

A biblioteca, localizada numa sala confortável no Fórum da cidade, traçou para 2018 o desafio de atrair mais frequentadores. Atualmente, o acervo conta com aproximadamente 6 mil livros, entre obras de disciplinas básicas para atender estudantes da redes públicas e privadas, além de dicionários, revistas e obras literárias. A ideia é promover um calendário de eventos e visitas à biblioteca para que os estudantes e a comunidade em geral possam melhor aproveitar o acerto, incrementado com a doação das obras da UFPI.

Entre as doações, estão obras científicas e literárias, produzidas pelos programas de pós-graduação da UFPI, docentes, técnicos e pessoas da comunidade em geral. São livros em áreas como Educaçao, História, Geografia, Antropologia, Artes e tantas outras. Doações como essas já chegaram a mais munícipios no estado num esforço para divulgar o conhecimento gerado na Universidade e dar mais opção de leitura sobretudo à população de pequenas cidades.

anatalia.jpg

Anatália Rocha, Secretária de Educação de Alagoinha do PI, com o Superintendente de Comunicação da UFPI em Exercício, Renan Marques

“ A chegada de tantas obras enriquece nosso acervo bibliotecário, contribuindo com o desenvolvimento dos nossos usuários e leitores. Conto com a colaboração de diretores, professores, funcionários das escolas, bibliotecários e dos pais para que divulgem, estimulando os alunos para o desenvolvimento da leitura, de forma que seja um hábito constante”, afirmou a secretária de Educação, na solenidade de doação de obras da UFPI.

luis leitor semanal.jpg

Luís, estudante, de 12 anos: "leio de tudo"

Um dos primeiros a chegar à solenidade de doação de livros foi o estudante Luís Otávio, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Francisco Teodoro de Bento, e frequentador habitual de bibliotecas. “ Eu pego livro pra ler toda semana. Leio na hora do recreio. Gosto de ler de tudo. Adoro acompanhar as histórias, saber como aconteceram os fatos, é um novo mundo!”, explica.

diretora escola.jpg

Marlene Hosana, coordenadora de escola municipal: " esses livros são presentes que não têm preço"

Marlene Hosana, coordenadora da escola onde estuda Luís, ficou feliz em ver aportar na Biblioteca Pública de Alagoinha do Piauí tantos títulos novos de um só vez. “Vai ajudar nossos alunos ter à disposiçao tantos livros assim. Faremos um calendário de visita para trazer nossos estudantes à Biblioteca para que eles conheçam e viajem na leitura. Vai influenciar muito!”, disse, entusiamada, com títulos da UFPI nas mãos, já fazendo indicação do que os alunos poderiam escolher para ler.

livros.jpg

Localizada a 380 km de Teresina, na macrorregião de Picos, Alagoinha do Piauí tem 31 anos de emancipação política e cerca de 7 mil habitantes. A comunidade, que possui poetas com livros publicados entre seus moradores, tem muito orgulho da Biblioteca Nemesio Joaquim da Rocha. A primeira biblioteca pública da cidade completa 20 anos dia 11 de novembro de 2018. E os presentes já começaram a chegar.

Confira mais fotos:

  foto alago mais 1.jpg

O Superintendente de Comunicação em Exercício da UFPI, Renan Marques, com o fundador da Biblioteca, Manoel do Nascimento Rocha

 

foco livros.jpg

 

foto alagomais2.jpg

Vice-presidente da Academia de Letras de Alagoinha do Piauí, Fidélia Rocha

 

menino .jpg

 

 

foto alago mais 3.jpg

Pais e estudantes acompanharam a solenidade

 

foto alago mais 4.jpg

Apresentação cultural de estudante do município. No repertório, Djavan: - Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro... -

 

quem nao le.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página