Página inicial > Últimas Notícias - EDUFPI > EDUFPI lança livro sobre a Escravidão no Brasil

EDUFPI lança livro sobre a Escravidão no Brasil

Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2019, 11h20

Os últimos anos presenciaram um grande aumento da produção historiográfica piauiense, fenômeno que, em parte, se deve ao avanço da pesquisa no âmbito da Universidade Federal do Piauí, tendo como referencia o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil e o recém-criado Programa de Pós-Graduação em Economia Regional. A formação social do Brasil, neste contexto, tem reafirmado sua relevância como tema obrigatório no processo de ensino e na compreensão de um país que insiste em relevar-se em continua gênese e de complexas aprendizagens.

A fecunda trajetória de nossa pesquisa histórica tem possibilitado também cooperações entre pesquisadores de diferentes regiões do país, como é o caso da presente obra que a EDUFPI entrega ao público nacional. Além e reunir jovens e experientes historiadores, a oba possui mérito inegável de inserir-se de maneira definitiva no círculo positivo de novos debates, estudos e pesquisas, fora e dentro do eixo tradicional sul-sudeste, que possuem compromisso com a democratização e consolidação de outros polos de produção e divulgação cientifica no cenário nacional.

WhatsApp Image 2019 07 24 at 11.12.5920190724111541

Lançamento do livro "Do Norte ao Sul: escravidão. Brasil, séc. XVI – séc. XIX''

De fato “Do Norte ao Sul: escravidão. Brasil, séc. XVI – séc. XIX’’, organizada pelos historiadores Solimar Oliveira Lima e Rodrigo Caetano Silva, é uma produção desafiadora. Conseguiu reunir pesquisadores referenciais em todas as regiões do país e agrega, com rigor cientifico, conhecimento sobre o tema em variadas leituras e aspectos históricos da vida social sob o regime escravista. Aos 130 anos da libertação oficial dos escravizados, a obra denuncia as fragilidades da Lei e da Liberdade, e aponta possibilidades de preservação e reprodução geracional de vidas negras recriadas na diáspora, ainda que sob o julgo da Escravidão.

WhatsApp Image 2019 07 24 at 11.13.0020190724111413

A EDUFPI assim apoia este novo livro com grandes expectativas. Nossa percepção é a de que, pela sua originalidade e importância, se trata de uma obra referência para estudos futuros sobre o tema. Ao mesmo tempo, ao publica-lo, temos a certeza que a Universidade Federal do Piauí mais uma vez está apostando na divulgação de um saber rigoroso, inventivo de espirito crítico e aberto, principal razão de ser desta editora.

Ricardo Alaggio Ribeiro