Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

SEMINÁRIOS LAMEC

Imprimir
Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2019, 18h25

 

O Laboratório de Mecânica Computacional (LaMeC), convida toda a comunidade acadêmica para assistir às palestras  “Análise dinâmica da interação solo-estrutura” e "Funções de Green para Meios Semi-Infinitos Transversalmente Isotrópicos". A palestra será realizada no dia 26 de maio de 2017 no Bloco de Engenharia Mecânica.

 

Os seminários do LaMeC são realizados periodicamente e tem por objetivo divulgar as pesquisas em desenvolvimento pelo grupo.

Horário: A partir das 9h.

Local: Bloco de Engenharia Mecânica - Sala 520 

 

 

Análise dinâmica da interação solo-estrutura

A formulação de viga de Timoshenko é estendida para abranger o problema de viga em fundação elástica. As grandezas envolvidas na caracterização destes elementos, tais como deslocamentos, deformações e esforços, são semelhantes ao caso de um elemento de viga. No entanto, na equação diferencial que rege o comportamento deste tipo de estruturas surge um termo adicional que está associado à reação vertical exercida pela fundação sobre a viga. Esse novo termo depende do modelo adotado para representar a interação solo-estrutura. Neste estudo, foi desenvolvido um elemento finito para modelar o problema de vibração livre em fundação do tipo Winkler e Pasternak.

Ministrantes:  

Lucas Soares  (LaMeC)                     

Walisson Kennedy Bezerra (LaMeC)

Horário: 9h 


                      

Funções de Green para Meios Semi-Infinitos Transversalmente Isotrópicos

A obtenção de funções de Green correspondentes ao deslocamento vertical de um meio semi-infinito e isotrópico submetido a um carregamento distribuído anular tipicamente exige integração numérica de integrais indefinidas contendo integrandos com singularidades e funções transcendentais que oscilam e decaem, a integral das quais só converge no infinito. Atualmente, não há método numérico capaz de lidar adequadamente com integrandos com estas características. A integração numérica destas funções de Green exige um estudo aprofundado de técnicas não convencionais de integração.

Ministrantes:  

Ana Carolina Azevedo (LaMeC)

Iago Cavalcante (LaMeC)

Horário: 10h30min

 

Fim do conteúdo da página