Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > PARFOR/UFPI inicia semestre letivo

PARFOR/UFPI inicia semestre letivo

Professores cursistas de Luzilândia em cerimônia de abertura do início do semestre letivo

As aulas do semestre letivo 2018.2 começaram nesta segunda (7) em Bom Jesus, Currais, Luzilândia, Parnaíba, Uruçuí e Teresina. Em Luzilândia, um dos três municípios com novas turmas implantadas, a aula inaugural dos cursos de História, Geografia e Pedagogia ocorreu na Câmara Municipal, às 8h, e reuniu autoridades do município e de cidades vizinhas.

Na programação, a disciplina de Seminário de Introdução ao Curso ocorreu das 10h até às 12h e das 14h às 18h na Unidade Escolar 7 de Setembro. O seminário é componente curricular dos cursos e tem como objetivo apresentar as Normas de Graduação da UFPI e os serviços que a universidade oferece aos estudantes.

“Apresentamos a estrutura curricular de cada curso e quais as possibilidades de atuação profissional nas áreas e explicamos também como funciona o SIMPARFOR, que é o nosso seminário interdisciplinar e ocorre todo semestre”, disse a coordenadora do curso de Geografia, Bartira Araújo.

Bartira Araújo ministrou o Seminário de Introdução ao Curso das turmas de História e Geografia

Já a coordenadora do curso de Pedagogia, Janete Paranhos, explicou como funciona o SIMPARFOR aos professores cursistas de Pedagogia. Ela ressaltou que os três cursos darão mais oportunidade aos estudantes da região. “Atualmente, só há os cursos da UAPI em Luzilândia. Então, é mais uma oportunidade para os estudantes da região que queiram fazer uma graduação. Com esses três novos cursos, certamente haverá uma melhora na qualificação desses professores. Inclusive, havia alunos comentando que seria bom se houvesse o curso de Física porque a região é muito carente de professores desta área”, informou.

Janete Paranhos explica o SIMPARFOR aos alunos de Pedagogia

A secretária de Educação do município de Luzilândia, Maria do Socorro Resende Meireles, disse que as expectativas são boas para o início do período letivo e que programas como PARFOR são importantes para o desenvolvimento educacional da cidade e da região. “A oferta desses cursos, a estadia destes alunos na escola do município é muito importante para nós. Ficamos imensamente felizes em contribuir com isso. O município disponibilizou a Unidade Escolar 7 de Setembro para as aulas do programa, o material básico para as aulas e também temos funcionários da prefeitura à disposição do PARFOR”, ressaltou.

“São as primeiras turmas do PARFOR que o município forma. Além de Luzilândia, há professores cursistas de municípios como Madeiro, São Miguel do Tapuio, Teresina, São Bernardo (MA) e São João do Arraial”, explicou a coordenadora local, Isabela Cristina Caldas Castro Barros.

Os alunos de Luzilândia assistiram ao Seminário de Introdução ao Curso parte da manhã e no decorrer da tarde

Em Currais, todos os alunos estiveram presentes na aula inaugural que também iniciou às 8h, na Unidade Escolar Hélio Albuquerque da Fonseca e teve a presença de autoridades locais. Neste município, o coordenador local é o professor Orleans Oliveira de Sousa. “A expectativa de todos é muito grande. Ficamos muito empolgados com a abertura do curso de Educação Física. A comunidade está muito satisfeita, estudando e com muita vontade de aprender. Recebermos esse curso em uma cidade tão distante de Teresina como Currais e ainda de uma universidade renomada como a UFPI é um grande prazer para todos nós”, disse Sousa.

Alunos de Currais com a equipe do PARFOR/UFPI e a coordenação local após a cerimônia de abertura do semestre letivo

“Tanto alunos quanto a equipe de gestão parecem estar muito gratos pela possibilidade de que o curso ocorra em Currais. Trata-se de uma localidade bastante carente com relação à formação de professores. Muitos disseram que cursar Educação Física era um sonho que vinha sendo adiado pela impossibilidade de muitos saírem de Currais para fazer o curso”, disse a professora Maraísa Lopes, coordenadora do curso de Letras Libras.

Maraísa Lopes ministra Seminário de Introdução ao Curso aos alunos de Currais

Em Uruçuí, o professor João Benvindo de Moura coordenou o Seminário de Introdução ao Curso de Letras Português que ocorreu na Unidade Escolar Lourdes Cury. “As turmas são muito animadas e dedicadas, os alunos ficaram o tempo todo atentos ao conteúdo. Acredito que podemos fazer um bom trabalho aqui”, avaliou o professor.

O professor João Benvindo recebeu os alunos de Uruçuí

Além de Luzilândia, Uruçuí e Currais, as turmas já em andamento também reiniciaram as aulas, nesta segunda, nos municípios de Bom Jesus, Teresina e Parnaíba.

A coordenadora geral do PARFOR/UFPI, Glória Ferro, ressaltou que o início do semestre letivo ocorreu dentro das expectativas e é resultado de um esforço coletivo. “O nosso propósito é promover uma formação sólida, com qualidade, dos professores da Educação Básica em exercício na rede pública e, assim, honrar com o compromisso assumido pela UFPI com a melhoria da qualidade da educação no estado do Piauí”, explica a coordenadora.

Cada novo cursista recebeu um kit personalizado, contendo bolsa, camiseta, livro e demais materiais necessários para o início das aulas.

Marcos Antônio Borges da Silva disse estar alegre com o início das aulas. Ele é aluno do curso de História e retorna ao programa em uma segunda graduação. “Eu já tinha feito Música pelo PARFOR/UFPI. Agora, surgiu a necessidade de dar aulas de História e preciso da licenciatura”, disse o professor que leciona em Teresina em escola do estado e vai cursar a segunda licenciatura em Luzilândia.