Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI forma turmas de Letras Libras e Pedagogia em Esperantina
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parnaiba

Parfor/UFPI forma turmas de Letras Libras e Pedagogia em Esperantina

Imprimir
Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 11h46

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na noite da última quinta-feira (04), a solenidade de colação de grau de 17 professores da Educação Básica do curso de Letras Libras e 19 professores do curso de Pedagogia em Esperantina.

 

A solenidade de outorga de grau aconteceu no Ginásio Poliesportivo da Escola José Nogueira de Aguiar e foi presidida pela Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, representando o Magnífico Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e contou com a presença da Profa. Glória Ferro, coordenadora geral do Parfor/UFPI, Profa. Maria das Graças Carvalho da Silva, coordenadora local do Parfor em Esperantina, Profa. Maraísa Lopes, coordenadora do curso de Letras Libras do Parfor/UFPI, Prof Jefeté Torres de Matos homenageado como nome da turma de Letras Libras, e as Profas. homenageadas Ádila Silva Araújo Marques e Thaís Raynna Lopes dos Santos, Profa. Janete Paranhos coordenadora do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI, Francisco das Chagas Lima, patrono, e as Profas. Norma Patrycia Lopes Soares e Edmara de Castro Pinto, homenageadas da turma.

A professora do curso de Letras Libras, Socorro Miranda enfatiza a importância que faz o Parfor na vida de moradores de cidades pequenas, como exemplo Esperantina. “Não teríamos condição de participar de um curso regular de uma Universidade Federal nos pólos que existem, se não fosse pelo Parfor, então é muito gratificante lembrar que foi com muita dificuldade, mas que estamos concluindo. E muito nos entristece saber que essas serão as últimas turmas de Libras formadas pelo programa, isso significa que milhares de professores não serão agraciados com essa possibilidade que é extremamente importante, pois iremos dar voz aos surdos em todo o Piauí”.

 

Para a formanda do curso de Pedagogia, Ana Paula Pinheiro, o curso de Pedagogia ofertado pelo Parfor/UFPI proporcionou um enriquecimento de aprendizagem. “As técnicas e metodologias que aprendi durante o curso facilitaram o meu trabalho na Educação Infantil, onde pude vivenciar experiências que servirão não apenas na minha vida profissional, mas também em minha vida pessoal, além de ter conquistado várias amizades, professores qualificados e uma equipe excelente”, conclui a professora.

 

A professora Glória Ferro destacou o compromisso da UFPI através do Parfor com a formação gratuita e de qualidade de professores da Educação Básica da rede pública e ressaltou alguns aspectos relativos à urgência da construção do processo educacional inclusivo. “Não podemos continuar segregando nossas crianças e jovens em escolas que oferecem um ensino pouco estimulante”, alertou a coordenadora, conclamando os professores a transformarem o ensino público, fazendo educação para todos(as). “Com a formatura de 36 professores, 19 em Pedagogia, e 17 em Letras Libras, a UFPI amplia as possibilidades de construção da educação inclusiva, haja vista que os professores estão mais qualificados para mediar a formação de todos os alunos da educação pública esperantinense, especialmente a comunidade surda", disse a professora Glória Ferro.

Fim do conteúdo da página