Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Trabalhos de cursistas de Pedagogia do Parfor/UFPI são premiados durante o VII SIMPARFOR

Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 08h47

Cursistas de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Piauí – Parfor/UFPI do campus de Parnaíba foram premiados na apresentação de trabalhos durante a sétima edição do Seminário Interdisciplinar.

As premiações ocorreram com as categorias de primeiro, segundo e terceiro lugar. Na primeira colocação as professoras cursistas Raimunda Samara de Oliveira Brito e Osmarina da Conceição da Silva foram premiadas com o trabalho “Ensino de Ciências: novas abordagens em sala de aula”.

O trabalho discute as metodologias utilizadas em sala de aula, discutindo novas práticas que promovam a aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada a partir do relato de experiência das alunas, considerando suas práticas antes e depois da formação acadêmica em curso, aprofundando as mudanças através da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências.

Para as autoras, a pesquisa teve o papel de mudança em suas percepções: “Escolhemos esse tema a partir dos relatos de experiência em sala de aula, quando discutimos nossas práticas antes e depois da formação acadêmica, aprofundando as mudanças e os nossos conhecimentos através da disciplina Metodologia do ensino de Ciências e assim, percebemos que a nossa percepção do que éramos capazes de fazer foi ampliada”.

Ao serem questionadas sobre suas formações pelo Parfor, as professoras foram enfáticas. “É muito importante o curso pelo Parfor, pois aprendemos várias práticas e temos oportunidades para melhor educar nossos alunos de uma maneira correta e assim nos tonarmos professoras capacitadas. A cada disciplina vamos ampliando os conhecimentos e adquirindo mais segurança. Percebemos as mudanças do começo do curso até aqui e elas são imensas”.

A coordenadora geral do Parfor, professora Glória Ferro, enfatizou que a iniciativa do SIMPARFOR é parte do esforço de garantir aos profissionais que atuam na educação básica uma formação superior de qualidade, fundamentada nos princípios da interdisciplinaridade e de promover a inserção dos cursistas na cultura acadêmica. “E a formação superior de qualidade precisa garantir a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e o SIMPAFOR é uma atividade acadêmica que possibilita essa conexão”, disse a coordenadora.

A Profa. Janete Paranhos, coordenadora de apoio ao curso de Pedagogia do Parfor/UFPI, afirma que o SIMPARFOR em Parnaíba e Luzilândia nos quais ela participou foi bastante proveitoso. “Foi emocionante ver os alunos empolgados em participar de um evento cientifico e já apresentando trabalhos”.

As premiações aos classificados em 1º, 2º e 3º lugares de acordo com suas apresentações foram entregues pela coordenadora do curso, Janete Paranhos e pela coordenadora local Belina Augusta para as professoras cursistas e para a orientadora Gilvana Pessoa.