Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI realiza VIII Seminário Interdisciplinar em Uruçuí

Parfor/UFPI realiza VIII Seminário Interdisciplinar em Uruçuí

Última atualização em Segunda, 28 de Outubro de 2019, 11h32

O VIII Seminário Interdisciplinar do Parfor (SIMPARFOR) reuniu nesta sexta (25) as turmas de Letras Português e Educação Física no auditório do Instituto Federal do Piauí - IFPI na cidade de Uruçuí.

A oitava edição do SIMPARFOR contemplou reflexões sobre os processos formativos dos professores da educação básica e a socialização de relatos de experiências sobre as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas pelos cursistas, no decorrer do período letivo 2019.1, a partir da temática “Educação, Diversidades, Meio Ambiente e Cidadania”.

O evento abrangeu palestras, oficinas, sessões de pôsteres e de comunicação oral e reuniu alunos, professores, coordenadores de cursos e locais e a comunidade acadêmica em geral.

A professora formadora do curso de Letras Português, Kricia de Sousa, enfatizou a importância do seminário no processo formativo dos cursistas. “É o processo de incentivo à construção da prática da pesquisa no decorrer da formação, bem como a apresentação e troca de experiências que ocorrem durante o evento. É importante sobressaltar que acaba se tornando um momento de capacitação também, tendo em vista a colaboração dos palestrantes do evento que trazem uma série de conhecimentos de didática para serem compartilhados. Compreendo, por fim, como um momento de socialização entre professores, alunos e colaboradores o que fortalece com o empenho e a dedicação em prol da educação”.

A cursista de Letras Português Rafaela Martins de Sousa, enfatizou a sua admiração pelo Programa. “Admiro muito tudo o que o Parfor faz pelos alunos, as dificuldades dos professores que se deslocam de Teresina e outras cidades para vir ministrar aulas pra nós e assim estar passando pra gente tudo o que eles sabem e com uma visão mais ampla e assim também o evento do SIMPARFOR nos traz toda essa experiência maravilhosa, essa troca de conhecimentos que sempre me deixa nervosa, mas acima de tudo muito feliz em fazer parte”.

A palestra: “Metodologias Ativas: teoria, prática e desenvolvimento de competências” ministrada pelo Prof. Me. Renato Mendes dos Santos e teve como relatoras as professoras Wilma Avelino de Carvalho e Carla Andréa Silva.

As sessões de comunicação oral e pôsteres foram avaliadas pelos professores: Carla Andréa Silva, Edmilsa Santana de Araújo, Eva Benvindo Guimarães, Fernanda Rocha Santos, Jodonai Barbosa da Silva, Katia Bonfim Leite de Moura Sérvulo, Kricia de Sousa SilvaLorena Sousa Soares, Marcelo Alessandro Limeira dos Santos, Miriam Maria de Araújo Pereira e Wilma Avelino de Carvalho.

A professora formadora, Carla Andrea, que ministra aulas no curso de Educação Física, afirmou que falar de SIMPARFOR é falar da possibilidade de ofertar aos alunos a experiência de socialização de suas pesquisas e de temáticas importantes como as que foram selecionadas na mesa redonda, ao ser programado o Seminário. E enfatizou a importância do evento ter sido realizado no IFPI em Uruçuí: “Estar no Instituto Federal é muito importante, é desbravar os outros lugares que temos disponíveis aqui na cidade para pensar esse ensino, essa educação e o SIMPARFOR tem essa característica de agregar pesquisa, extensão e conhecimento. E nós que fazemos parte do Parfor sempre ficamos felizes de ver a evolução dos nossos alunos a cada etapa do evento”.

Completando a fala da professora o cursista de Educação Física, Edilberto Alves, diz que “a cada etapa do evento fica mais seguro para apresentar seus trabalhos e volta pra casa cheio de ideias novas para novos projetos”.

Foram apresentados seis trabalhos de Educação Física e cinco de Letras-Português. Os coordenadores João Benvindo, do curso de Letras Português, e Fabrício Rossi, do curso de Educação Física, foram os responsáveis por entregar a premiação aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugar de acordo com a avaliação das suas apresentações.

Além de Uruçuí, o evento ocorrerá em Luzilândia e Parnaíba, conforme cronograma disponível em: https://simparfor.ufpi.br/.

Confira a cobertura completa: VIII SIMPARFOR Uruçuí.