Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > COVID-19: Presidente explica ações da CAPES
Início do conteúdo da página

COVID-19: Presidente explica ações da CAPES

Imprimir
Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 09h39

 

Discussão foi promovida pelo Instituto Para a Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo

WhatsApp Image 2020 04 24 at 19.23.49

Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participou de videoconferência promovida pelo Instituto Para a Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo (Ivepesp) nesta sexta-feira, 24, e falou sobre as ações na pandemia da COVID-19.

“Nossa preocupação foi apresentar ações estratégicas que permitissem que cientistas de várias áreas pudessem dar contribuições significativas, aproveitando o potencial da universidade brasileira”, ressaltou o presidente, ao falar sobre o Programa de Combate a Epidemias, lançado recentemente. “Embora o foco seja para agora, o conhecimento científico que será desenvolvido servirá para outras situações de endemias, epidemias e problemas semelhantes”, explicou.

Benedito Aguiar aproveitou para convidar todos os cientistas das áreas abarcadas nesses editais para que apresentem seus projetos, “porque esse esforço conjunto será extremamente significativo, para que possamos desenvolver conhecimentos para estar preparados para o futuro e a CAPES, sempre que puder, vai apoiar trabalho multidisciplinar”.

O lançamento do Programa foi apenas uma das ações tomadas pela CAPES, que também considerou os bolsistas com atividades em andamento, ao sugerir às universidades a realização das defesas de teses e dissertações por meios não presenciais, durante pandemia.

 MG 0507


Bolsistas de cooperação internacional
Alunos que estão no exterior, impossibilitados de exercer suas atividades no país estrangeiro, tiveram a volta para o Brasil facultada. Até o momento, 600 bolsistas optaram por retornar. “Os que já terminaram suas atividades e estão com as fronteiras fechadas tiveram suas bolsas prorrogadas por 60 dias, como uma ação solidária da CAPES”, contou Aguiar.

O apoio foi estendido também aos os alunos estrangeiros que estão no Brasil, por meio de parcerias, que concluíram seus trabalhos e não podem voltar para seus países. “Também tiveram bolsas prorrogadas, para que sejam amparados aqui no nosso País”, disse o presidente.

O conjunto de palestras reúne especialistas da ciência, educação, tecnologia e inovação, abordando os temas de impacto da COVID-19, e é mediado por Hélio Dias, presidente do Ivepesp. A íntegra pode ser acessada pelo link do canal.


Programa de Combate a Epidemias
É um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos de alto nível para enfrentar a pandemia da COVID-19, além de temas relacionados a endemias e epidemias, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação de mestrado e doutorado do País.

O programa está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas. Na etapa inicial, durante a primeira ação emergencial, foram concedidas 850 bolsas para a área de Saúde e 300 para os cursos de Exatas, Engenharias, Tecnologias e Multidisciplinares, como ações emergenciais de concessão imediata de bolsas, totalizando 1.150 benefícios.

Também faz parte desta fase o edital nº 09/2020, que se encontra aberto e concederá 900 bolsas e R$ 345 mil de custeio para cada um dos até 30 projetos escolhidos. Já a segunda etapa completa o Programa com mais 550 bolsas e R$ 200 mil em custeio para cada um dos 57 projetos a serem selecionados.

Confira no Programa de Combate a Epidemias os detalhes do três editais:
- CAPES - Epidemias - Edital nº 09/2020
- CAPES – Fármacos e Imunologia - Edital nº 11/2020
- CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos - Edital nº 12/2020


IVEPESP
Criado em 2012, o Instituto busca concretizar ações de valorização da educação, da pesquisa científica, da inovação tecnológica e do desenvolvimento institucional, reunindo profissionais do Brasil e do mundo.


Fonte: (Brasília – Redação CCS/CAPES)

Fim do conteúdo da página