Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > SIMPARFOR/UFPI: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

SIMPARFOR/UFPI: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 10h36

O Seminário Interdisciplinar do Parfor (SIMPARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é uma iniciativa de implementação do Projeto Formativo Interdisciplinar do Parfor/UFPI, visando oferecer aos cursistas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor um processo de formação fundamentado em princípios norteadores da interdisciplinaridade.

O SIMPARFOR objetiva fomentar a socialização de reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica e de experiências curriculares e práticas pedagógicas exercitadas nos cursos do Parfor/UFPI. Fundamenta-se na tese de que o conhecimento é um processo que envolve a colaboração de múltiplos esforços e de múltiplos saberes.

O SIMPARFOR é atividade de encerramento do semestre letivo, tem caráter avaliativo e é desenvolvido com a participação de alunos, professores e coordenadores dos cursos do Parfor / UFPI e da comunidade acadêmica em geral, através de palestras, mesa redonda, exposição de pôsteres, sessões de comunicação oral e oficinas de diferentes temáticas.

Entre os períodos letivos 2015.2 e 2019.1, foram realizadas oito edições do evento, a partir de grandes temas interdisciplinares: Educação, Trabalho e Diversidades - I e II SIMPARFOR; Educação, Meio Ambiente e Cidadania - III e IV SIMPARFOR; Educação, Diversidades, Meio Ambiente e Cidadania, a partir do V SIMPARFOR.

Ao longo das edições do SIMPARFOR foram apresentados um total de 1880 trabalhos acadêmicos resultantes das ações implementadas pelos cursistas nas escolas de educação básica de atuação. Os trabalhos apresentados estão organizados em forma de resumo simples nos anais do evento e estão disponíveis no site do SIMPARFOR (https://simparfor.ufpi.br/anais.php?id=1).

A experiência do desenvolvimento do trabalho interdisciplinar materializada no SIMPARFOR tem possibilitado o aprofundamento do debate a partir de temas que interligam disciplinas e cursos ofertados pelo Parfor / UFPI.  “Desse modo, vislumbramos que, por meio do SIMPARFOR, os alunos do Parfor / UFPI estão tendo a oportunidade de serem inseridos num universo de oportunidades de investigação científica e de saberes que se complementam, visando suplementar possíveis falhas de conteúdo provocadas pela fragmentação do ensino praticada na universidade”, disse a Coordenadora Geral do Parfor, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro.

Segundo a Coordenadora dos Cursos de Geografia e História do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana, "o SIMPARFOR tem contribuído para criar um ambiente favorável à pesquisa, formação e estímulo à produção de conhecimentos, a partir do desenvolvimento, implementação de ações e socialização de experiências curriculares e de práticas pedagógicas decorrentes de reflexões sobre os múltiplos saberes e da construção individual ou coletiva de trabalhos acadêmicos".

Imagens dos eventos:

I Simparfor - Teresina