Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Biblioteca Cândido Athayde contabiliza recorde de visitantes

Biblioteca Cândido Athayde contabiliza recorde de visitantes

Fundada em 1978, a Biblioteca Cândido Athayde (BCA) do Campus Ministro Reis Velloso praticamente dobrou a quantidade de títulos do seu acervo nos últimos 12 meses e foi totalmente informatizada.

O espaço recebeu, depois do Projeto de Expansão da UFPI, consideráveis investimentos em livros e equipamentos para suprir a grande demanda de discentes dos novos sete cursos do CMRV. Quase três décadas de um modelo obsoleto de funcionamento da biblioteca parnaibana foi, em curto período de tempo, substituído por um sistema ágil, eficiente e prático, tanto para estudantes, professores e servidores.

A BCA conta atualmente com 18.769 livros e a quantidade deve aumentar nos próximos anos, chegando, em média, a 30 mil exemplares em 2011. Depois de um concurso público realizado pela UFPI para a contratação de bibliotecários e outros técnicos, os trabalhos foram otimizados. O corpo discente realiza pesquisas bibliográficas, reservas e renovações de livros em computadores disponibilizados na biblioteca. A informatização trouxe mais segurança, velocidade e organização para as atividades diárias dos bibliotecários, garantindo um serviço de qualidade aos usuários do sistema na cidade litorânea.

Hernandes Andrade, bibliotecário do CMRV, aponta dois fatores como sendo os principais para o aumento da freqüência de estudantes na BCA. “No início alguns discentes reclamavam porque o antigo sistema de acesso aos livros era aberto, ou seja, o usuário tinha contato direto com as estantes. Com a informatização o modelo de gestão mudou para que o estudante tivesse mais facilidade na hora de pesquisar, retirar, reservar e ainda fazer renovação de títulos. Com o tempo todos perceberam que a mudança só gerou benefícios para a biblioteca e seus usuários”, cita.

Andrade ainda ressalta que atualmente o mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais atualizados. “As melhores oportunidades sempre são ocupadas por quem têm mais conhecimentos. A biblioteca é o caminho certo para quem pretende se destacar na vida acadêmica e profissional. Esse é um dos fatores que mais tem colaborado para o aumento de freqüentadores da BCA”, finaliza.

Grassiele Carvalho cursa Matemática e sempre recorre à biblioteca para realizar pesquisas e trabalhos científicos. “Depois da instalação dos computadores a pesquisa de bibliografias ficou mais rápida e fácil, e isso facilita muito porque economiza tempo. E tempo para quem estuda vale ouro”, conclui.