Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Estudantes de Biologia recebem bolsas do PIBIC/CNPq
Início do conteúdo da página

Estudantes de Biologia recebem bolsas do PIBIC/CNPq

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Os estudantes Douglas Lima Vieira, Raimunda Cardoso dos Santos e Valdelânia Gomes, do Curso de Ciências Biológicas do Campus Ministro Reis Velloso, foram selecionados para o programa de Bolsas de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq 2007/2008. Orientados pelo Prof. Dr. José Roberto de Souza de Almeida Leite, os discentes participarão do projeto ‘Peptídeos Anti-Leishmania isolados da secreção cutânea de anfíbios da Fauna Brasileira’.

O projeto faz parte de um macroprograma que Leite coordena há vários anos e conta com a parceria da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia e Universidade São Paulo(Ribeirão Preto) e Universidade de Brasília, além da Universidade Federal do Piauí em Teresina.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica(PIBIC) é um programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento e administrado diretamente pelas instituições. Direcionado para os alunos de graduação e servindo de incentivo à formação, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, culminará com um trabalho final que será avaliado. 

As leishmanioses são enfermidades provocadas por protozoários do gênero Leishmania, que de acordo com a espécie podem produzir manifestações cutâneas, mucocutâneas, cutâneas difusas e viscerais. O parasito Leishmania pertence à Ordem Kinetoplastida e à Família Trypanosomatidae, e é um protozoário pleomórfico, que se reproduz por divisão binária. O parasito afeta os macrófagos, que são um tipo de células brancas do sangue responsáveis por atacar e matar organismos estranhos ao corpo. Porém, ao ser fagocitado pelo macrófago, o parasito se multiplica continuamente, até que o macrófago se rompe e libera os parasitos no sangue. Eles serão novamente absorvidos por macrófagos e o processo se repetirá. 

Durante o seu ciclo de vida, a Leishmania se instala em hospedeiros vertebrados e invertebrados, nos quais se apresenta em formas diferentes, de acordo com seu estágio de reprodução. Os hospedeiros vertebrados das espécies envolvidas com as manifestações tegumentares são animais silvestres como roedores, gambá, tamanduá, tatu, canídeos, primatas e preguiça, animais domésticos como cães e eqüídeos, e o homem. Já as manifestações viscerais envolvem canídeos silvestres, cães domésticos e o homem. 

Os hospedeiros invertebrados, também chamados de vetores, são popularmente conhecidos como mosquito-palha, biriguis e tatuquiras e consistem de várias espécies do gênero Lutozomys, que são pequenos mosquitos, com 1 a 3 mm de comprimento; somente as fêmeas se alimentam de sangue (os machos se alimentam de néctar das plantas). A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, atinge quase duas mil pessoas por ano no Brasil, sendo 92% dos casos no Nordeste. 

A doença provoca os sinais clínicos de emagrecimento, alterações dermatológicas como dermatites seborréicas, piodermatites, necrose das pontas das orelhas, úlceras plantares, alopecia generalizada de mucosas, dores na região renal, diarréias ou sinais gastroenterológicos, ceratoconjuntivites, febre, anemia, falta de apetite, aumento do baço, queda de cabelo e sangramento na boca. O parasito causador do calazar é a Leishmania chagasi.

O projeto do coordenado pelo professor José Roberto Leite, tem como objetivo isolar e caracterizar moléculas provenientes do veneno de anfíbios que possuam atividades contra esses protozoários. Em outros projetos, o professor identificou que essas substâncias isoladas de anfíbios possuem atividade antibiótica. O projeto também pretende identificar espécies de anfíbios na região do Delta do Rio Parnaíba que possam ser alvos na prospecção de novas moléculas para a medicina humana e veterinária. 

Esses acadêmicos fazem parte do Projeto de Expansão da UFPI no Campus Ministro Reis Velloso e estão cursando o terceiro semestre do curso de Biologia. Um dos pré-requisitos para a seleção foi o índice de rendimento acadêmico. Os selecionados estavam, desde outubro de 2006,  realizando um levantamento de anfíbios da região. As bolsas coroaram os esforços dos estudantes. 

Os universitários terão até julho de 2008 para concluir o projeto, que será apresentado no Congresso de Iniciação Científica em Teresina.

Alunos:
Douglas Lima Vieira
e-mail:
Raimunda Cardoso dos Santos
e-mail:
Valdelânia Gomes da Silva
e-mail:
Curso: Licenciatura em Biologia

Professor José Roberto Leite
e-mail:

Fim do conteúdo da página