Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Acadêmicos de Biologia em Congresso de Herpetologia no Pará
Início do conteúdo da página

Acadêmicos de Biologia em Congresso de Herpetologia no Pará

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Sociedade Brasileira de Herpetologia, em parceria com o Museu Emílio Goeldi e a Universidade Federal do Pará (UFPA), realizaram na cidade de Belém, o III Congresso Brasileiro de Herpetologia. O evento educacional ocorreu há dois meses e teve como principal objetivo reunir especialistas e estudantes interessados na discussão e atualizações sobre o estudo de anfíbios e répteis no País. O congresso reuniu aproximadamente 600 participantes e contou com a apresentação de 400 trabalhos originais, além de palestras, simpósios, mesas-redondas, mini-cursos e workshops.


(Representantes da Universidade de Brasília, Instituto Butantan e Instituto Vital Brasil)

O Prof. Dr. José Roberto Leite, do curso de Ciências Biológicas do Campus Ministro Reis Velloso, e a comitiva piauiense participaram do simpósio “Importância Biológica na Pesquisa toxicológica”, coordenado por Maria de Fátima Furtado, do renomado Instituto Butantan, referência mundial no estudo de répteis. Leite ressaltou a importância de novos grupos de pesquisas no interior do Brasil e apresentou o Laboratório de Ecologia do Delta Parnaíba, solicitando ainda o apoio do Butantan e do Instituto Vital Brasil ao projeto de criação de um fiel depositário (coleção biológica) no Campus da UFPI em Parnaíba. O professor também apresentou seus últimos dados referentes à sua linha de pesquisa de aplicação farmacológica de venenos de anfíbios. 


(Estagiário piauiense alimentando o Peixe-Boi Marinho)

Acadêmicos de Biologia da Universidade Estadual do Piauí também foram ao congresso paraense, acompanhando os estagiários Etiele Barroso de Andrade, Johnny Marcio Silva Sampaio, George Augusto Silva Pereira, João Manoel de Almeida Leite Junior, Roberta Rocha da Silva Leite e Werlanne Mendes de Santana.  Os estudantes da UFPI tiveram seus trabalhos aprovados e apresentados em forma de pôsteres no evento.   


(Estudante de Biologia no Zoológico do Museu Emílio Goeldi)

Os trabalhos apresentados em forma de painel foram:

  • Caracterização Preliminar da Anurofauna da Ilha do Caju (Delta do Parnaíba), Município de Araioses – MA, Brasil.
  • Encalhe de tartarugas marinhas na região costeira da Ilha do Caju, Maranhão, Brasil.
  • Nova ocorrência e interessante comportamento reprodutivo de Leptodactylus vastus (Anura, Leptodactylidae), Ilha do Caju (Delta do Parnaíba), Araioses - MA, Brasil.
  • Anurofauna do Parque Estadual Terra Ronca, São Domingos, Goiás, Brasil.
  • Novel Ocellatins (Antimicrobial peptides) from the Skin Secretion of the Leptodactylus ocellatus (Amphibia, Leptodactylidae).

A viagem dos estagiários só foi possível pelo apoio incondicional da reitoria da UFPI, em parceria com a UESPI e Instituto Ilha do Caju Ecodesenvolvimento e Pesquisa(ICEP). O congresso permitiu que os discentes tivessem contato com vários grupos brasileiros de pesquisa em herpetofauna, ampliando seus horizontes para uma escala global. A Petrobras Ambiental apóia o projeto dos universitários piauienses.

Visitas técnicas foram realizadas pela comitiva piauiense ao Zoológico do Museu Emílio Goeldi e Mangal das Garças, onde os estagiários conheceram o borboletário e viveiro de pássaros com espécies típicas da Amazônia.

O congresso foi realizado no Centro de Convenções da Amazônia, situado na capital paraense.

Fim do conteúdo da página