Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > CMRV oferece atendimento Psicológico gratuitamente

CMRV oferece atendimento Psicológico gratuitamente

O Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba, oferece o serviço de escuta psicológica para as comunidades internas e externas da Universidade Federal do Piauí, através do Plantão Psicológico. O serviço é fruto de uma parceria realizada entre o curso de Psicologia e Serviço Social do Campus. O Plantão Psicológico é gratuito e o atendimento acontece de forma imediata. O projeto é coordenado pelo Prof. Dimitri Carlo Gabriel, e conta com a colaboração de 8 alunos voluntários e 1 bolsista.

A bolsista Erenisse Souza, Prof. Dimitri Carlo e a Assistente Social Luciana Mary

O Plantão é aberto para quem queira ou sinta a necessidade de atendimento psicológico. O horário de atendimento, durante o período letivo, é de terça a sexta, das 14:00h às 19:00h, na Sala do Serviço de Benefício ao Estudante e ao Servidor - SEBE - do campus Ministro Reis Velloso, mas o serviço também está sendo oferecido durante o período especial. Até Dezembro de 2010, data em que foi feito o último levantamento do plantão, foram registrados 29 atendimentos. A estudante do 9° Período de Psicologia, Erenisse Souza da Costa, bolsista do programa, afirma que "a experiência vivida nesse projeto é muito importante, pois a gente vai se familiarizando com o atendimento. Mas a nossa maior dificuldade é por conta da pouca procura".

Com a inauguração da Clínica Escola de Psicologia (prevista para acontecer em março), o atendimento será transferido do SEBE para a Clínica. Segundo a estudante Erenisse Souza, as queixas mais recorrentes, que são atendidas no Plantão Psicológico são: dificuldades nas relações interpessoais, necessidade de diálogo, dificuldade de falar em público, término de relacionamento, dificuldades de exercer atividades diárias, transtorno de humor, transtorno obsessivo compulsivo, síndrome do pânico e bloqueio para expressar os sentimentos. O serviço de Plantão Psicológico faz a divulgação do atendiemnto através de cartazes distribuídos pelo campus.

O atendimento do Plantão Psicológico começou a funcionar em Setembro de 2010, mas segundo o Prof. Dimitri Carlo, esse serviço é resultado de um Grupo de Estudos criado há dois anos, já com a presença de 8 alunos, e que a partir de maio de 2010 começou a se preparar para fazer o atendimento em plantão. O atendimento funciona em parceria com o Serviço Social do Campus de Parnaíba e, de acordo com a Assistente Social, Luciana Mary da Silva Carvalho, esse trabalho é importante para professores, servidores, alunos e para a comunidade em geral. "Essa é uma boa parceria, pois assim nós tomamos conhecimento dos casos. Além disso, prestamos atendimento aos moradores da Residência Universitária", finaliza a Assistente Social.