Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Clínica Escola de Fisioterapia faz 1400 atendimentos por mês

Clínica Escola de Fisioterapia faz 1400 atendimentos por mês

A Clínica Escola de Fisioterapia do Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), em Parnaíba, faz em média 70 atendimentos por dia, totalizando 1400 atendimentos por mês. A Clínica Escola, que foi inaugurada em agosto de 2010 e é mantida com recursos da própria Universidade Federal do Piauí, está realizando os atendimentos também durante o período especial, por conta de um projeto de extensão, do qual fazem parte todos os alunos do 8º e 9º períodos do curso de Fisioterapia do campus.

Segundo o Prof. Fuad Hazime, sub-coordenador do curso de Fisioterapia, o estágio na Clínica Escola é obrigatório para os alunos do 8º e do 9º período, mas somente durante o período letivo. Os alunos que fazem os atendimentos durante o período especial são voluntários de um projeto de extensão e por conta disso os pacientes não estão paralizando seus tratamentos. Além disso, os estudantes de períodos anteriores podem fazer estágio de observação na clínica para tomar conhecimento de casos clínicos e se familiarizarem com o atendimento. Cada grupo de 10 alunos que atendem na Clínica Escola é orientado por um professor. O atendimento aos pacientes é individualizado e cada sessão dura 1 hora.

Dona Raimunda Oliveira faz tratamento para fortalecer a musculatura

Os atendimentos oferecidos na Clínica Escola são os de Fisioterapia Ortopédica-Traumatológica, Fisioterapia Neurológica Adulta-Infantil e Fisioterapia Cardiorespiratória, todos os atendimentos acontecem em espaço climatizado e sob orientação de docentes. A Clínica tem ainda 8 consultórios para atendimento individual e diagnóstico de pacientes, mas apenas quatro deles estão funcionando atualmente. Os pacientes atendidos pela Clínica Escola são encaminhados pelo serviço de saúde local. A Clínica funciona de segunda a sexta, nos horários de 7h às 12h, exceto o serviço de Fisioterapia Neurológica Infantil, que funciona às segundas e quartas de 14h às 18h.

O formando Leonardo Alves afirma que o atendimento na clínica é essencial para a formação dos estudantes, mesmo com alguns problemas enfrentados. "Na clínica faltam alguns recursos, mas os professores nos ajudam muito. Às vezes chegam alguns casos mais complicados, mas temos muito auxílio dos professores, o que facilita na hora dos atendimentos", conclui o estudante. Já para Júnior Cearense, jogador profissional de futebol e que faz tratamento na clínica desde outubro de 2010, "a assistência aqui é muito boa, alunos e professores dão toda a atenção necessária". Júnior Cearense sofreu uma torção no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e desde então faz o tratamento na Clínica Escola de Fisioterapia da UFPI/CMRV.

Leonardo Alves faz o acompanhamento do atleta Júnior Cearense

A dona de casa Raimunda Silva Oliveira, de 61 anos, também é paciente da Clinica Escola de Fisioterapia e está fazendo tratamento de fortalecimento muscular, alongamento e propriocepção (equilíbrio). A formanda Polyanna Cavalcante, que atende dona Raimunda, informa que o caso dela é a subluxação do tornozelo direito e a fratura de 3 dedos do pé esquerdo, ocasionado por um acidente de carro, sofrido em novembro de 2010. "A dona Raimunda chegou aqui na clínica mais de um mês depois do acidente. Ela já tinha feito seis sessões de fisioterapia no Centro de Reabilitação de Parnaíba e começou o seu tratamento aqui conosco no dia 24 de janeiro. Ela está na sua terceira sessão aqui na UFPI e já apresenta melhoras, pois ela chegou a ficar de cadeira de rodas e agora já faz uso de muletas", explica a estudante Polyanna Cavalcante.