Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Fórum de Saúde Comunitária da Unidade Básica de Saúde Tabuleiro-módulo 25

Fórum de Saúde Comunitária da Unidade Básica de Saúde Tabuleiro-módulo 25

IMG 20170511 WA0051

O Fórum de Saúde Comunitária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tabuleiro-Módulo 25 foi realizado no começo de maio deste ano, às 17:00hs, por organização da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família/Campus Ministro Reis Velloso e contou com a parceria e participação de toda a comunidade do bairro Tabuleiro, a Escola Benedito Silvestre Lima, a UBS Tabuleiro, a Associação dos Moradores e demais lideranças comunitárias. A empresa COBRASIL que se situa no Território também ofertou apoio financeiro.

A proposta do Fórum visou ao resgate da história de luta e resistência do bairro, seu surgimento, os modos de vida produzidos no território e fomentar o protagonismo comunitário. Foi um espaço de encontro entre os diferentes atores comunitários sobre os modos de vida produzidos no território e suas implicações na saúde, a fim de potencializar as práticas de cuidado, tanto as desenvolvidas pelo posto de saúde, através da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Tabuleiro e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, como também das práticas comunitárias.

À frente da execução do Fórum estavam as profissionais-residentes de Enfermagem - Luma Ravena Soares Monte, de Farmácia - Aline Jeane Costa Sousa, de Fisioterapia - Ana Mayara Barros Oliveira e de Psicologia - Vilkiane Natércia Malherme Barbosa.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família implantada no ano de 2016 através do Campus Ministro Reis Velloso/Universidade Federal do Piauí constitui modalidade de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu, voltado para a educação em serviço. O Programa busca contribuir com a formação de profissionais e a atuação em rede de cuidado e atenção à saúde, por meio da integração ensino-serviço-comunidade e de processos de intervenção e vivências que envolvam gestão, trabalho e educação em saúde voltadas para os cenários de prática das equipes Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

O Programa vem consolidando apoio e formação na rede de atenção básica da cidade de Parnaíba, incentivando novas práticas de saúde nos territórios e a participação das comunidades no desenvolvimento um novo cenário de atenção e cuidado à população. Agradecemos a todos que contribuem para que o Programa se efetive: Universidade Federal do Piauí, Prefeitura Municipal de Parnaíba, docentes, residentes, profissionais da rede de serviço, comunidades, e demais atores diretos e indiretos.

i1

i2