Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > UFPI - Campus Parnaíba sedia Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

UFPI - Campus Parnaíba sedia Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

arttron

O LANF (Laboratório de Neurofísica) da UFPI, o Conselho Estadual da OBR/Piauí e o Campus Ministro Reis Velloso realizam nos dias 13, 14, 15 e 16 de setembro de 2017 a 2º Edição da ArtTRON (Atividade de integração entre Tecnologia, Cultura e Arte) – Evento este, que une Tecnologia e Arte, gerando assim, discussões sobre essas abordagens. O mesmo ocorre no Campus Ministro Reis Velloso da UFPI, em Parnaíba, com solenidade de abertura às 18 horas da quarta-feira (13) no Auditório da Universidade.

O evento aposta no diálogo interdisciplinar entre Arte & Tecnologia para criar novas metodologias de ensino e instrumentos inovadores, que auxiliem na solução de problemas da educação atual de crianças e jovens. Surge como foco a tecnologia, principal atrativo e meio transformador para novas gerações, maximizando aptidões em diversas áreas e enriquecendo as habilidades sociais.

Com a temática voltada ao campo da tecnologia, a programação contemplará três palestras sobre tecnologia e suas aplicações regionais com participação de palestrantes de renome:

Dia (13). As 18h = Palestra I – Ney Paranaguá de Carvalho

Tema: Como a tecnologia está construindo uma ruptura na sociedade

Dia (14). As 8h = Palestra II – Francisco Marcelino

Tema: Crown Brawl -  desde a Global Game Jam até a ImagineCup

Dia (15). As 8h = Palestra III – Marcelo Mesquita Silva

Tema: Fell The future – Você está preparado para o futuro sem empregos?

banners palestrantes ney paranagua

banners palestrantes francisco marcelino

banners palestrantes marcelo

A principal atratividade da programação tecnológica será a competição da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que selecionará durante os dias 24 a 16 de setembro, Sexta a Domingo, equipes para representar o Piauí na competição nacional, que ocorre em Curitiba - PR de 07 a 11 de novembro de 2017.

A OBR é destinada a alunos de escolas públicas ou privadas dos Ensinos Fundamental, Médio ou Técnico, de qualquer cidade do País. A participação dos estudantes é gratuita.

Etapas – A OBR possui duas modalidades, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto aos alunos de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Na modalidade teórica, há aplicação de prova escrita em todas as escolas participantes. Já na modalidade prática, que ocorre durante as seletivas estaduais/regionais e também na grande final nacional, os alunos, organizados em equipes, têm de construir robôs que desempenhem tarefas determinadas pela OBR.

Robótica na UFPI – O (LANF) Laboratório de Neurofísica Aplicada da UFPI tem sido o principal catalizador e disseminador de robótica da região, desenvolvendo projetos de extensão e auxiliando na elaboração de projetos que buscam a solução de problemas de auto desempenho, como, por exemplo, o envolvimento de alunos dos programas de pós-graduação em Ciências Biomédicas e Biotecnologia da UFPI e o RENORBIO.

Um desses projetos estuda a criação de um instrumento baseado em robótica para auxiliar a condução e a inclusão social e digital de deficientes visuais. Outro grande projeto é o uso de tarefas baseadas em robótica para auxiliar o tratamento e recuperação de indivíduos vítimas de AVC.

Convidamos você para prestigiar, participar ou competir no evento do ArtTRON.

Aberta as Inscrições!

Acesse o nosso Site http://arttron.lanfpi.com/ e participe!

Envie-nos um e-mail: