Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Professor da UFRJ ministra curso sobre processamentos de sinais biológicos

Professor da UFRJ ministra curso sobre processamentos de sinais biológicos

IMG 20171219 WA0012

Entre os dias 18 e 19 de dezembro, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Maurício Cagy, ministrou um curso de processamentos de sinais biológicos na Universidade Federal do Piauí em Parnaíba. O curso se trata de uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas. O professor Dr. Maurício possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica, mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica. Foi professor adjunto da Universidade Federal Fluminense entre 2006 e junho de 2012. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Processamento de Sinais Biológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: potenciais evocados, plano anestésico, monitorização, detecção objetiva de respostas e processamento de sinais.

dsafdsa

Neste curso, o professor ministrou o assunto para alunos de diversas graduações, como, fisioterapia, tecnologia, biologia, face a importância do assunto para o desenvolvimento dos projetos de mestrado na linha de pesquisas dos professores Dr. Silmar Teixeira e Dr.Victor Hugo que estavam presentes e acompanharam com suas participações pertinentes.

IMG 20171219 133138 494

Foram abordados alguns conceitos específicos referentes ao processamento digital de sinais voltado para aplicações de análise espectral, filtragem digital de sinais, tratamento de sinais, apresentando um pouquinho de teoria, nesse caso as séries de Fourier, por exemplo.
Ao final do curso, o professor respondeu os questionamentos dos alunos, que tentavam tirar suas dúvidas com relação a sua pesquisa, principalmente aqueles projetos que estavam diretamente ligados à coleta com o eletroencefalograma.