Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Docente da UFPI é empossado como membro do Conselho Editorial da revista “Arquivos de Neuro-Psiquiatria”

Foto Dr Silva Neto

Prof. Dr. Raimundo Pereira da Silva-Néto

O Prof. Dr. Raimundo Pereira da Silva-Néto, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi empossado como novo membro do Conselho Editorial da revista “Arquivos de Neuro-Psiquiatria”, o jornal oficial da Academia Brasileira de Neurologia que é publicado, mensalmente, desde 1943. A posse aconteceu nesse dia 01 de janeiro de 2018.

“Esta revista é indexada em várias bases de dados e publica artigos em língua inglesa preparados, praticamente, em todos os centros neurológicos e psiquiátricos do Brasil e, até mesmo, de outros países. Ela é vinculada à Federação Mundial de Neurologia”, informou o professor.

O atual Conselho Editorial é composto por neurologistas de vários estados brasileiros, além de representantes dos seguintes países: Alemanha, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, França, Itália, Portugal e Reino Unido.

Segundo o professor, essa é primeira vez que um médico piauiense é convidado a fazer parte da equipe editorial desta importante revista que é impressa ininterruptamente ao longo de 75 anos. “A motivação desse convite veio a partir de minha vivência e experiência com a pesquisa científica. Recebi a missão de aumentar a visibilidade e a qualidade da revista nos próximos anos, o que poderá resultar em um aumento significativo do seu fator de impacto”, destacou.

Prof. Dr. Raimundo Pereira da Silva Néto

Formou-se em Medicina na Universidade Federal do Piauí (1995). Fez residência médica em Pediatria (1998) e Neurologia (1998) no Hospital da Restauração, em Recife-PE. Realizou estágio em Cefaleia, durante 12 meses, na Clínica de Cefaleia Dr. Edgard Raffaelli Júnior, em São Paulo-SP (2001). Fez Mestrado e Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, na área de Neurologia, na Universidade Federal de Pernambuco (2011-2016), cujos temas de dissertação e tese foram sobre cefaleia. Tem ampla experiência didático-pedagógica, por ter sido professor da Secretaria de Educação do Estado do Piauí, durante 10 anos (1986 a 1996); da Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI, durante 2 anos (2002/2003); da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí - FACIME/UESPI, durante 4 anos (2007/2008 e 2015/2016); e ter ministrado aulas em todos os Congressos Brasileiros de Cefaleia, no período de 2001 a 2016. Tem experiência técnico-administrativa, por ter sido Diretor Geral do Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras-PI (2003). É membro da Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Cefaleia e International Headache Society. Foi Secretário da Associação Piauiense de Neurologia e Neuropediatria do Piauí (2009-2011) e Secretário do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia (2008-2010). Atualmente é Secretário do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia, no biênio 2016-2018, mas já exerceu esse mesmo cargo, no biênio 2008/2010. Desde 1998, dedica-se ao estudo das cefaleias. É fundador e diretor da primeira clínica de cefaleia das regiões Norte e Nordeste do Brasil. É um dos tradutores da International Classification of Headache Disorders, Third Edition (beta version) (ICHD-3β) para a língua portuguesa. Publicou 50 artigos científicos, sendo 30 em periódicos nacionais; e 20, em internacionais, além de ter escrito 6 livros de Neurologia, sendo 5 sobre cefaleia. É membro do corpo editorial da revista Headache Medicine, desde 2010. É revisor de períodos nacionais e internacionais. Desde 2016, é Professor de Neurologia da Universidade Federal do Piauí. (Fonte: Plataforma Lattes)