Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Divulgado resultado da seleção dos alunos cursistas do Projeto de LIBRAS

Divulgado resultado da seleção dos alunos cursistas do Projeto de LIBRAS

O Serviço de Tradução e Interpretação de LIBRAS – LP do Núcleo de Assistência Estudantil do Campus Ministro Reis Velloso da UFPI, torna público o resultado da seleção dos alunos cursistas do projeto: “O Ensino de LIBRAS como Instrumento de Inclusão Educacional”.

Libras20180904171845

Desde abril de 2018, quando iniciou-se as das atividades deste projeto, que está vinculado a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC, a procura superou as expectativas. As inscrições atingiram o expressivo número de 222 inscritos. Os alunos foram selecionados dentre os doze cursos presenciais do campus, (divididos em quatros turmas T1/T2 - 2018.1 e T3/T4 - 2018.2), os interessados redigiram uma carta de intenção onde explicitaram as razões pelas quais desejariam participar do projeto. A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é reconhecida no Brasil como meio legal de comunicação e expressão dos Surdos brasileiros pela lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. A referida lei ainda preconiza, em seu artigo 2º, que devem ser garantidas formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da LIBRAS como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Partindo desses e de outros pressupostos, este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos em formação o contato com a língua brasileira de sinais, com a cultura surda e oportunizar a prática de LIBRAS entre comunidade ouvinte e comunidade surda. Além disso, visa instituir espaços de comunicação e discussão junto à comunidade acadêmica, visando o ensino e à difusão da Língua Brasileira de Sinais, enfatizando a sua importância e seu uso para o atendimento e inclusão da pessoa surda nos diferentes âmbitos da sociedade. Pautando-se da difusão da LIBRAS, patrimônio imaterial do país.

Confira o  Resultado