Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Professor da UFPI de Picos tem registro de patente de molécula natural com propr
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI de Picos tem registro de patente de molécula natural com propr

Imprimir
Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2010, 14h27 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 09h40

O Prof. Dr. Paulo Michel Pinheiro Ferreira (http://lattes.cnpq.br/4897632187244463), pertencente ao Curso de Ciências Biológicas de Picos, registrou parte de suas descobertas na patente intitulada “COMPOSTOS COM AÇÃO CITOMODULADORA, FORMULAÇÕES CONTENDO OS MESMOS E PROCESSO PARA SUA OBTENÇÃO” sob o nº. PI0805322-7 A2 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A patente trata, principalmente, sobre o potencial citotóxico e antitumoral do clerodano diterpênico Casearina X (Figura 1), uma das várias moléculas presentes na planta Casearia sylvestris (Figura 2) com promissora atividade antitumoral e estudadas durante o mestrado e doutorado em Farmacologia do Prof. Michel.

            A pesquisa, ainda em andamento, agora com enfoque toxicológico, conta com a valorosa colaboração do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (UNESP) de Araraquara, na figura dos professores pesquisadores Dr. Alberto José Cavalheiro e Vanderlan da Silva Bolzani, responsáveis pelo isolamento das moléculas, as quais foram avaliadas quanto a sua propriedade anticâncer no Laboratório Nacional de Oncologia Experimental do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação da Profa. Dra. Cláudia do Ó Pessoa. Assim, a colaboração interinstitucional entre os pesquisadores da UFPI, UFC e UNESP tem obtido bons frutos e publicações científicas de excelente nível. 

Figura 1 - Estrutura da molécula Casearina X isolada das folhas de Casearia sylvestris, uma planta popularmente conhecida como guaçatonga, cafezinho-do-mato ou café-bravo presente em todas as regiões brasileiras, inclusive no Piauí, e em diversos países da América do Sul.

 

Figura 2 - Ramo de Casearia sylvestris florescendo

Fim do conteúdo da página