Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Turma de estágio em nutrição clínica produz manual sobre nutrição enteral para o Hospital Regional de Picos
Início do conteúdo da página

Turma de estágio em nutrição clínica produz manual sobre nutrição enteral para o Hospital Regional de Picos

Imprimir
Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 14h31 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 14h56
 
capa manual20190617142911
 
Durante o encerramento do estágio clínico do curso de nutrição, período 2019.1, foi entregue a equipe de nutrição do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) - Picos, um manual de preparações para nutrição enteral.
 
O manual traz preparações artesanais para sonda em nível hospitalar e domiciliar que serão aplicadas na prática clínica do serviço de nutrição do hospital, bem como será utilizado para orientar pacientes que necessitam destes cuidados em casa. O trabalho foi desenvolvido com base nas recomendações da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) e da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), para atender as necessidades nutricionais de indivíduos hospitalizados.
 
As preparações dividadas por refeição foram adequadas de forma a atender a necessidade média de 2000 kcal distribuídas em seis refeições, podendo ser facilmente ajustada a cada paciente. O manual conta também com orientações para o manipulador, cuidados necessários durante a produção e administração da dieta, além de orientações quanto a higienização de utensílios, para garantir qualidade a dieta produzida. Com linguagem acessível e layout didático, o manual passará a ser utilizado diariamente no hospital regional de Picos. A iniciativa foi orientada pelo Prof. Victor Alves de Oliveira, responsável pela turma de estágio clínico da instituição, em parceria com as nutricionistas do HRJL, representadas pela coordenadora Marta Regina de Sá Bezerra Pinheiro.
 
O curso de Nutrição da UFPI - Picos busca sempre contribuir com a melhoria dos serviços oferecidos pelo Hospital Regional Justino Luz, tendo impacto direto na vida da população atendida nesse serviço. O setor de nutrição do hospital reconhece o esforço diário dos alunos que lá fazem estágio, buscando sempre contribuir com o serviço, especificamente na produção deste material de grandiosa valia para a instituição.
 
WhatsApp Image 2019 06 17 at 10.47.1920190617142736
 
Registramos aqui a equipe que desenvolveu o manual:
Alunas: Nahana Alves; Fernanda Lima; Camila Batista; Ianca Passos; Ilene Maria; Jaíla Maria; Leyla Lumara; Maria Rosiany.
Nutricionistas: Marta Regina; Denise Bruna; Kaoma Suzamar; Marina Maria; Marília Gomes; Maria Leidinane; Roberta Borges; Samandra Maria e Vanici Costa Sá.
 
 
Fim do conteúdo da página