Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Acadêmicos de Pedagogia e História do CSHNB participam do VI CONEDU em Fortaleza - CE

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 16h16 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 17h03

Com uma delegação composta de vinte e um (21) alunos dos cursos de Pedagogia e História e quatro (04) docentes, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) marca presença no VI CONEDU – Congresso Nacional de Educação, entre os dias 24 e 26 de outubro em Fortaleza – Ceará.

DELEGAÇÃO20191025155450Delegação composta de vinte e um (21) alunos dos cursos de Pedagogia e História e quatro (04) docentes do CSHNB.

O evento traz a temática: “Avaliação: Processos e Políticas” e conta com debates, vivências, atos, rodas de conversa, grupos de discussão (GTs), troca de experiências e atividades culturais. Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Isabel Orquiz, esse evento traz uma aproximação com as temáticas e disciplinas que são ministradas em sala de aula e que também contemplam áreas e linhas de conhecimento das pesquisas junto aos professores, orientadores de TCC e pesquisadores em educação.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 17.25.00 120191025155901Professores orientadores e estudantes dos cursos de Pedagogia e História que participam do VI CONEDU em Fortaleza- CE.

A coordenadora, Isabel Orquiz, destaca que os alunos do Campus de Picos, situado ao centro-sul piauiense participarão, através de apresentação oral ou pôsteres, com 28 trabalhos sobre as tradições do semiárido. “O evento além de privilegiar a temática na área de avaliação e política em educação tem os grupos de trabalhos (GTs) que abordam temas como formação e prática docente, história da educação, educação especial, sobre sexualidade, na área da psicologia e outras temáticas que compõem ao todo 20 GTs”, afirma.

CONEDU20191025155454

Entre os acadêmicos que representam o CSHNB, o estudante do sexto período do curso de Pedagogia, Gelson Andrade, apresentará o trabalho voltado para a área cultural sobre “A importância das benzedeiras na região de Picos” abordando a maneira informal de educar utilizada por elas e aspectos importantes dessa profissão que é popular na região Nordeste. Esse trabalho é resultado de pesquisa orientado pela Professora Drª Maria Alveni Barros Vieira.

A acadêmica do décimo período do curso de Pedagogia, Hortensia Ferreira, abordará durante o VI CONEDU, na Capital Alencarina, sobre a tradicional dança de São Gonçalo, presente no semiárido piauiense e principalmente em Valença do Piauí, local pesquisado pela estudante. “Abordei no trabalho sobre as práticas pedagógicas encontramos na Dança de São Gonçalo que são repassadas de famílias a famílias por meio da tradição. Pretende através do trabalho dar visibilidade a uma cultura típica do semiárido piauiense”, afirma a estudante. Também resultado de pesquisa orientada pela Professora Drª Alveni Barros.

João Mathews de Carvalho, aluno do quarto período do curso de História do CSHNB, frisou a importância de participar do congresso. “Estou ansioso pelos temas que o evento irá tratar falando de educação. Experiências novas e agregar conhecimento, porque principalmente estamos trabalhando e nos formando na docência, então isso tudo irá contribuir na carreira futura para lecionar em sala de aula”, analisou.

MIRIAM20191025155500Rosa Miriam de Lima, acadêmica do X período de Pedagogia.

A integrante da delegação que embarcou na quarta-feira (23), Rosa Miriam de Lima, acadêmica do décimo período de Pedagogia, afirmou estar contente em participar desse congresso em âmbito nacional. “Estamos felizes de ter essa oportunidade. Muitos trabalhos, irei apresentar dois: um sobre a educação de jovens e adultos (EJA), como essa modalidade de ensina funciona na cidade de Picos e outro é sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), como ele ocorre em Sala de Recursos Multifuncionais (SEM) que é de suma importância para a formação escolar do educando deficiente e para uma educação inclusiva que respeite as particularidades de cada um”. Ambos os trabalhos orientados pela Professora Ma. Isabel Orquiz.

Professora Doutora20191025161113Professora Drª Cristiana Barra Teixeira do curso de Pedagogia do CSHNB em atividade no VI CONEDU.