Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Atividades de integração marcam volta às aulas do Curso de Educação do Campo no Campus em Picos
Início do conteúdo da página

Atividades de integração marcam volta às aulas do Curso de Educação do Campo no Campus em Picos

Imprimir
Publicado: Terça, 07 de Janeiro de 2020, 09h04 | Última atualização em Terça, 07 de Janeiro de 2020, 14h56

Teve início nesta segunda-feira, dia 06 de janeiro, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, o período letivo 2019.2 para a comunidade acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC).

IMG_20200106_091424813.jpg

Acadêmicos da LEDOC no Auditório Severo Maria Eulálio do CSHNB.

Atividades que promoveram a integração dos novos estudantes ingressantes no curso foram ofertadas na manhã dessa segunda-feira. Conforme o Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, Prof. Dr Alexandre Leite dos Santos Silva, o período letivo da LEDOC tem um calendário diferenciado dos outros cursos de Graduação ofertados no Campus.

Na programação organizada para a abertura do período letivo ocorreu café da manhã compartilhado que contou com professores e alunos das quatro turmas do LEDOC, incluindo 57 estudantes que ingressam neste período. Em seguida foi realizada uma mística de abertura com uma atividade cultural inspirada na comunidade quilombola.

IMG_20200106_082150387.jpg

Café da manhã compartilhado realizado no Pátio Central do CSHNB.

“Os eventos de Educação do Campo, desde o início do curso no Brasil, são acompanhados por uma atividade chamada de mística que é uma atividade cultural”, explica o Prof. Dr Alexandre Leite. 

IMG_20200106_082412624.jpg

Mística organizada por alunos da LEDOC.

A programação contou também com a Mesa-Redonda “Desafios e possibilidades na vida acadêmica dos ledoquianos de Picos-PI” constituída pela Profª. Drª. Tamaris Gimenez Pinheiro, pelo Prof. Dr. Maurício Fernandes da Silva e pelo Prof. Dr. Gardner de Andrade Arrais. 

c7648ac2-104e-43ec-a30e-bcdb4ca08cd4.jpg

Mesa-Redonda “Desafios e possibilidades na vida acadêmica dos ledoquianos de Picos-PI”

Segundo o coordenador Alexandre Leite “a Mesa-Redonda contou com profissionais de áreas diferentes justamente para pegar esse enfoque multidisciplinar do curso. Pedagogo, Filosofo e Bióloga trouxeram aqui conselhos para este período letivo e para a vida acadêmica de uma forma geral dos alunos”.

Na ocasião, o coordenador também desejou uma boa estada aos estudantes que entram neste período na LEDOC. “Damos boas-vindas aos ingressantes, pois nosso ingresso é anual e o incentivo é que aproveitem ao máximo o curso, a dinâmica diferenciada dele com o tempo universidade e depois o tempo comunidade já que é o único curso do campus que trabalha com regime de alternância”, afirma o Prof. Dr Alexandre Leite. 

IMG_20200106_100059869.jpg

Novos estudantes conhecendo a Biblioteca do Campus.

Após a realização da mesa-redonda no Auditório Severo Maria Eulálio equipes foram montadas e os estudantes apresentaram aos ingressantes na LEDOC a estrutura e os serviços ofertados pela Universidade.

Para a estudante do 5º período do Curso de Licenciamento em Educação do Campo / Ciências da Natureza, Elaine Cristina Ferreira do Carmo, “esse momento de interação traz à tona a importância de novos vínculos, não apenas de aluno – universidade, mas sim vínculos humanos, de parceria e de demonstração de que nós veteranos vamos estar aqui para ajudar em algumas dúvidas e também fazer crescer este sonho que eles já trazem consigo e demonstrar que eles podem sim chegar aonde tanto almejam”, finaliza a acadêmica.

Fim do conteúdo da página