Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > UFPI realiza I Seminário sobre Autismo

UFPI realiza I Seminário sobre Autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento variável, caracterizado pelo comprometimento da interação social, da comunicação e do comportamento restrito. Em alusão ao mês de comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo, o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí (NAU/UFPI), vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), realizou ontem (27), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), o I Seminário sobre Autismo na UFPI.

NAUSSSS

Público presente no I Seminário sobre Autismo

O evento objetivou sensibilizar, orientar e informar estudantes, docentes, técnico-administrativos e a comunidade em geral sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo o conhecimento a respeito da temática e das metodologias de intervenção existentes na saúde, educação e assistência social, contribuindo, assim, para a discussão e defesa da inclusão social de pessoas com o diagnóstico no cenário contemporâneo.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do Seminário a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Cristiane Torres; a Presidente da Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA-PI), Maria Rosália Oliveira; a estudante representante do Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE-UFPI), Tatiana Sousa; o Psicólogo Carlos Eduardo Gonçalves; e parte da comunidade acadêmica.

NAUS

Profª. Dra. Cristiane Torres, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários

Para a Pró-Reitora da PRAEC, Profª. Dra. Cristiane Torres, a discussão do tema é de grande relevância para derrubar preconceitos e capacitar a comunidade em geral. “A Universidade está pensando em como se tornar mais inclusiva e acessível, porque com a democratização do Ensino Superior estão chegando aqui pessoas com várias necessidades especiais. Então, é importante a discussão desse tema para nos prepararmos e sabermos como dispor de todas as condições, para capacitar as pessoas, derrubar os preconceitos e para que esse público tenha realmente um bom aproveitamento acadêmico”, ressaltou.

NAUSS

Carlos Eduardo Gonçalves, psicólogo do Núcleo de Acessibilidade da UFPI

O psicólogo do Núcleo de Acessibilidade da UFPI, Carlos Eduardo Gonçalves, explicou as necessidades do autista. “Na sociedade em que vivemos o autismo ainda é uma condição pouco conhecida, e esse seminário tem como objetivo informar e sensibilizar a comunidade sobre essa temática. O maior suporte para essas pessoas é de ordem psicossocial, como o comprometimento que essas pessoas possuem no âmbito comportamental, nas interações sociais e na comunicação. Esperamos que quebrando as barreiras atitudinais, por meio de seminários como este, nós possamos construir uma universidade mais inclusiva”, relatou.

O Seminário seguiu até às 16h, no Auditório do CT, com palestras, mesas-redondas e exposição de vídeos.